[AsteriskBrasil] Configurar trasbordo para gateway Gsm

Delanno Baena delanno.baena em gruposete.net.br
Segunda Novembro 28 08:54:26 BRST 2011

Bom dia senhores,
tenho um gatway gsm com 8 portas no qual utilizarei algumas portas para
determinada operadora móvel.
Para o Asterisk o gatway é reconhecido como simples ramais sip's
registrados nele. Minha duvida é, para o
cenário em que tenho os ramais 01, 02 e 03 com chips da operadora X, como
faço para verificar se um dos ramais estão ou não  ocupados para encaminhar
a proxima ligação?

Tentei algo do tipo: realizo um dial no ramal 01 faço um gotoif com o
dialstatus se der ocupado realizo um outro dial para o ramal 02, porém
mesmo o ramal 01 estando disponível tenho o dialstatus como busy.

exten => s,n,Dial(SIP/01)
exten => s,n,GotoIf($[${DIALSTATUS} != BUSY]?:SEGUNDO)
exten => s,n,Set(CANAL_TRANSBORDO=01);
exten => s,n,Goto(FIM)
exten => s,n,GotoIf($[${DIALSTATUS} != BUSY]?:SEGUNDO)
exten => s,n,Set(CANAL_TRANSBORDO=02);
exten => s,n,Goto(FIM)

Um bom dia
Obrigado.