[AsteriskBrasil] [VONO] Problemas com conexão com a VONO

Rodrigo Barbosa tiufil em gmail.com
Quinta Setembro 1 13:40:47 BRT 2011

Senhroes,

Estou usando uma central Asterisk com o FreePBX utilizando VONO.
Periodicamente, as ligações externas não são completadas. Quando é discado
um número para uma rota externa, não há mensagem de voz alguma reportada,
simplesmente, o telefone fica mudo. Acompanhando o log "full" do asterisk
pude verificar alguns warnings e algumas outras informações:

[Sep  1 12:35:24] WARNING[1052] chan_sip.c: Retransmission timeout reached
> on transmission 2b70608b1c0cd9151fadc9961f62692f em vono.net.br for seqno 102
> (Critical Request) -- See doc/sip-retransmit.txt.
> Packet timed out after 6656ms with no response
> [Sep  1 12:35:24] WARNING[1052] chan_sip.c: Hanging up call
> 2b70608b1c0cd9151fadc9961f62692f em vono.net.br - no reply to our critical
> packet (see doc/sip-retransmit.txt).
> [Sep  1 12:35:24] VERBOSE[7958] app_dial.c:   == Everyone is busy/congested
> at this time (1:0/0/1)
> [Sep  1 12:35:24] VERBOSE[7958] pbx.c:     -- Executing
> [...]

Este warning sempre aparece quando há o comportamento descrito acima. Entro
em contato com a VONO e eles dizem que tudo está ok. Depois de um tempo o
voip volta a funcionar.

Seria mesmo algum problema nos meus servidores?

Tenho dois servidores em ação, um de produção e outro de desenvolvimento e
testes. Um comportamento mais estranho ainda que aconteceu nestes últimos
dias foi o seguinte: Atualmente os dois servidores estão praticamente com o
mesmo ambiente. Então desabilitei os troncos de um servidor e coloquei no
outro. O servidor de produção ficou fora e o servidor de desenvolvimento
ficou em uso. Funcionou durante algum tempo, no outro dia parou de
funcionar. Desfiz a troca, ou seja, habilitei os troncos em produção e
desabilitei em desenvolvimento. Funcionou novamente. Em todos os casos de
desfunção (ou em produção ou em desenvolvimento) apareram no log linhas como
as apresentadas acima.

Hoje esse problema reapareceu.

Vocês sabem o que posso fazer para que esse problema não aconteça mais?

Desde já agradeço,

Att,

*Rodrigo Barbosa.*