[AsteriskBrasil] Telefones Voip

Mazolini, Jose Jose.Mazolini em fisglobal.com
Sexta Setembro 9 08:33:06 BRT 2011

Eu fiz uma compra recente de aparelhos Yealink T-20P e T-28P. E tenho um T-22P para testes.
Comprei um bom numero de Yealink e estou para comprar mais aparelhos, não sei ainda de qual marca, vou testar AudioCodes.
Com esta boa quantidade estou tendo dificuldade para ter retorno sobre itens simples, não culpo o revenda ou distribuidor, parece ser problemas dos chinês.
Mas os brasileiros envolvidos não tem comprometimento com prazo:
1) Te ligo quarta-feira, eu mando e-mail cobrando a pessoa, responde o e-mail dizendo  que não estava no escritório por isso não pode me ligar e não liga.
2) Tipo coisa simples "te ligo entre hoje e amanhã", a pessoa manda um e-mail uma semana depois dizendo que não esqueceu mas não tem novidades.

O aparelho tem problemas de segurança, sim.

1)      A senha é carregada na pagina web como item de formulário oculto.

2)      Aceita sip notify de qualquer origem para qualquer destino no cabeçalho. Aceita notify enviado por broadcast.

3)      Mesmo com variável para não receber comandos externos é possível fazer ligação pela interface web.

4)      Outro item é quanto a administração este aparelho tem habilitados 2 usuários admin e user. Pode ser habilitado um terceiro usuário chamado var. Então renomeie os 3 usuários e troque as senhas. Não habilite o telnet, pois existe também o usuário root de senha que ainda desconheço.

O manual é super-incompleto: http://www.yealink.co.uk/technical-instructions/

Quanto ao T-20P eu não recomendo. Não é possível alterar as configurações dos botões (menu, hold, conf, contatos)  como nos modelos maiores, o display é pior que de calculadora de camelo, só enxerga de cima, de lado parece que está tudo aceso. Comprei o T20P com a informação que a única diferença era o display não gráfico. Também não havia T22P a pronta entrega.

Vai de T-22P se puder pagar, esse tem uma boa relação custo beneficio.

Quanto o que percebi neste mês:

1)      O manual não diz que existe uma variável que deve estar vazia para receber comandos externos por url.

2)      O manual não diz que nos modelos menores o comando para desligar ligações por url é diferente.

3)      No T28P não é possível esconder o MENU -> Propriedades -> Propriedades Avançadas -> SoftKey Label

4)      Não é possível deixar o usuário configurar destino de forward pelo aparelho, mas não deixar configurar a facilidade do PABX que executa a função.

5)      O telefone não obedece ao forward informado na configuração da telha, só obedece no momento em que a ligação esta entrando para rejeita-la.

Mais detalhes do forward.
Ele tem uma tela no menu que obriga colocar um destino, e permite colocar facilidade para o pabx fazer a função e não o aparelho.
Estou descontente de ser facilidade e destino na mesma tela, e esta ficar longe no menu veja. Menu->Funcionalidade->Transferencia->Sempre.
Quando vc configura uma tecla para ativar a transferência ele permite configurar um ramal de destino para a teclar, mas, o problema é o mas, só funciona para rejeitar a chamada para este destino.
Se pressionar a tecla para ativar o forward só transfere para o destino informado no menu, não o que vc configurou para tecla.

Quanto aos aparelhos da Polycom:
A polycom não oferece suporte aos aparelhos para o usuário final, o canal indicado não sabia oferecer o suporte.
Para o deste foram pedidas algumas facilidades como: inibir o menu, inibir DND, configurar Auto-Atendimento para qualquer chamada. Nenhuma destas funções foi conseguida.
O arquivo é em XML que para edição manual pode levar a erros de sintaxe.
O arquivo XML é divide a mesma seção em arquivos distintos.
O XML tem um xsd, mas não ajudou muito.

Att,

José Eduardo C. Mazolini
Analista de Telecom