[AsteriskBrasil] RES: AGI para escolha de rota

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quinta Setembro 15 14:43:41 BRT 2011

Willian,

     Ok, vamos lá...... leia esse artigo, vai te ajudar bastante (
http://www.packtpub.com/article/asterisk-gateway-interface-scripting-with-php
)

      Vamos supor que sua tabela de prefixo seja assim....:

             id, prefixo, tronco
             1, 193208, SIP/TRONCO_A
             2, 193209, SIP/TRONCO_B

Voce teria a seguinte agi.....

#!/usr/bin/php -q
<?
   ob_implicit_flush(false);
   set_time_limit(6);

   $stdin = fopen(‘php://stdin’, ‘r’);
   $stdlog = fopen(‘my_agi.log’, ‘w’);

   $debug = false;

   /* Read input from Asterisk and output via $astOutput */
   function astRead()
   {
	 global $stdin, $debug, $stdlog;
      $astOutput = str_replace("n", "", fgets($stdin, 4096));

      if ($debug) fputs($stdlog, "read: $inputn");
      return $astOutput ;
   }

   /* Write AGI command to Asterisk */
   function astWrite($agiCommand)
   {
      global $debug, $stdlog;

      if ($debug) fputs($stdlog, "write: $agiCommandn");
      echo $agiCommand."n";
   }

   /* Handling execution input from Asterisk */
   $agivar = array();
   while (!feof($stdin))

   {
  	 $temp = fgets($stdin);
  	 $temp = str_replace("n","",$temp);
  	 $s = explode(":",$temp);
  	 $agivar[$s[0]] = trim($s[1]);
  	 if ($temp == "")
     {

    	break;
  	}
   }

   /* Operational Code starts here */

   $var = $argv[1];
   $sql = $conn->ConsultaSQL("Select tronco FROM tabela WHERE
prefixo='$var' LIMIT 1");
   $res = mysql_num_rows($sql);

   for($i=0; $i<$res; ++$i){
      $row = mysql_fecth_array($sql);
      $tronco = $row[0];
   }

   astWrite("SET VARIABLE TRONCO $tronco");
   astRead();

   /* Finalization of AGI script and clean-ups */

   fclose ($stdin);
   fclose ($stdlog);
   exit(0);

?>

No asterisk

exten => 1,1,Agi(test.php,${EXTEN} ou ${PREFIXO}.....)
exten => 1,n,Dial(${TRONCO}/${EXTEN}.......);

Falta acrescentar na Agi os parametros de conexão com o banco de dados que
você esta utilizando....

*Sylvio Carlos Jollenbeck Borin*
 <http://www.voip-info.com.br>Gerente de Desenvolvimento
Akiva Software