[AsteriskBrasil] RES: Duvida Placa PCI com 4 FXO ou ATA Gateway 4FXO?

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Terça Setembro 20 11:03:44 BRT 2011

Keller,

   Sem puxar o saco, você é "O guru", mas interpletou mal meu email. A
utilização de placas torna o processo mais simples com administração mais
fácil, mas fui bem claro que mesmo utilizando a melhor placa em um servidor
de baixa qualidade o problema vai existir. Também, utilizar bom servidor,
com boa placa, não é garantia de nada quando a solução é mal implementada.

    Assim como você e para mim também, somos muitos convictus sobra a nossa
capacidade técnica e qualidade aplicada aos nossos trabalhos, por isso, não
podemos confiar que a rede do cliente está 100% OK.

    Já peguei casos que a rede era 100% cisco e estava uma merda,
simplesmente porque o administrador criou diversas ACL e uma matava a outra
em termos de processamento, nada funcionava. Naquela situação, mesmo usando
um AudioCodes, eu teria problemas.

    Bom, não vou falar bem ou mal desse ou daquele produto ou fabricante,
deixo aqui que cada ambiente é um abiente diferente. Para uns placas
(aligera, digivoice, digium, khomp, openvox, etc) são melhores que os
gateways (audio codes, cisco, avaya, khomp, d-link, etc..etc..).  Mas o
processo de tornar a administração mas simples e o ambiente estável é o bem
mais precioso.

    Recomendo a leitura dos links a seguir:

              http://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam
              http://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_It_Simple,_Stupid (toda
complexidade desnecessária deve ser descartada).

Forte abraço!

*Sylvio Carlos Jollenbeck Borin*