[AsteriskBrasil] info sobre E1

Marcelo Rolin cooper em opentime.com.br
Terça Setembro 20 17:57:06 BRT 2011

Obrigado Fernando,.

e a oi instalou um modem otico, de ai tenho meus 2 E1,

mais obrigado pela info, ajudando a entender um pouco mais tudo isto que ainda e novo par amim.

----- Original Message -----

From: "Fernando Beraldo" <fernando.beraldo em gmail.com>
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Sent: Terça-feira, 20 de Setembro de 2011 17:52:52
Subject: Re: [AsteriskBrasil] info sobre E1

Marcelo,

A Fibra Ótica, será somente o meio físico, que pode ser utilizada
tanto por uma rede TDM usando SDH, entrengando o E1 direto (g703), ou
por uma rede NGN Metro usando Ethernet, no segundo caso, você teria
que ter conversores de mídia de Ethernet para TDM.
Onde trabalho não temos SDH, nossa rede é metro-ethernet, assim quando
temos que entregar E1, usamos os velhos MediaGateways da vida,
convertendo SIP para E1. Tem também o Bridge E1 o da RedFone, que faz
o transporte por TDMoE (esse ultimo nunca usei).
No nosso caso como a rede ótica é própria, o trafego é separado por
Vlans, assim não temos Voz trafegando junto com dados, o que ajuda
muito com relação a qualidade, assim podemos utilizar g711 sem
problemas.
Quanto o fato de você ter 300 DDRs para 1 E1, você até pode ter todos
esses DDRs, em um única E1, no entanto, creio que ideal seria mesmo
ter 3 ou até 5 E1, vai depender do fluxo do cliente.

Se você puder dar mais detalhes sobre a topologia, creio que ficará
mais fácil o pessoal lhe dar algumas dicas.

[]'s
Beraldo