[AsteriskBrasil] Idéias para corrigir as Falhas de DNS afetando Asterisk

Fernando Meira Lins - Diretor Comercial meiralins em midiabyte.com.br
Quarta Setembro 28 18:08:29 BRT 2011

Ao longo desta discussão lançada e das ideias dos colegas, estou em contato com um dos técnicos no data-center e pensamos numa suposta solução, a qual, gostaria da opinião dos senhores, se poderia impactar negativamente no funcionamento do asterisk ou na estabilidade do servidor.

Basicamente consiste numa checagem dos DNS’s e a atualização do arquivo hosts automaticamente.

Imaginem o seguinte:
1) O sistema através de um Cron checaria regularmente IP dos DNS’s e escreveria um arquivo hosts numa pasta temporária;
2) Seria feita então a comparação do arquivo hosts escrito com o hosts atual;
3) Caso haja diferença nos IP’s, emite um alerta para um e-mail, e faria automaticamente um “GET†deste arquivo, substituindo o arquivo hosts.

Será que isso não reduziria o down time nos casos de falha nos DNS da Vono, Azzu , etc? Se isso funcionar e a checagem fosse feita a cada um ou dois minutos, não reduziriam os problemas? Creio que mesmo que se por algum motivo o arquivo seja escrito errado (ex: haver um erro no retorno do comando e ele achar que ‘algo’ é um novo IP) teoricamente o tempo máximo de falha seria o tempo de atualização do arquivo.

Estamos viajando na maionese? Rsrsrsrs

Fernando