[AsteriskBrasil] Ligações Automáticas

Renato Amorim renatoamorim em renatoamorim.com
Quinta Setembro 29 11:54:14 BRT 2011

Eu uso o Gnudialer, opensource. Funcionando muito bem. Tem outro companheiro
aqui da lista que tentou instalar e esta dando uns erros meio estranhos.
Fiquei de no prox fim de semana refazer uma instalação para ver se consigo
visualizar os mesmos erros. O procedimento que utilizo já esta aqui na lista
mais vou repetir o passo a passo, se vc tiver sucesso por favor nos relate.

[renato em virtualcentos ~]$ sudo yum -y update

[renato em virtualcentos ~]$ sudo updatedb

[renato em virtualcentos ~]$ sudo yum -y install screen kernel-devel install
libidn install libgcj bison libtermcap libtermcap-devel newt newt-devel
ncurses ncurses-devel install openssl openssl-devel install mysql.i386
mysql-server mysql-devel

[renato em virtualcentos ~]$ sudo yum groupinstall "Servidor Web" -y

[renato em virtualcentos ~]$ sudo yum groupinstall "Ferramentas do Sistema" -y

[renato em virtualcentos ~]$ sudo yum grouplist

Loaded plugins: fastestmirror

Setting up Group Process

 * base: centos.mirror.mendoza-conicet.gob.ar

 * extras: centos.mirror.mendoza-conicet.gob.ar

 * updates: centos.mirror.mendoza-conicet.gob.ar

Installed Groups:

   Editores

   Ferramentas do Sistema

   Internet em Modo Texto

   Servidor Web

   Servidor de Mail

   Servidores de Rede

   Suporte a Rede Dialup

   Yum Utilities

Esta lista dos grupos instalados que nos interessa.

[renato em virtualcentos ~]$ sudo su

[renato em virtualcentos ~]$ su -

[root em virtualcentos ~]$ service mysqld start

[root em virtualcentos ~]$ cd /usr/src/

[root em virtualcentos ~]$ wget
http://www.dynx.net/ASTERISK/gnudialer/easy_setup/create_tables.sql

[root em virtualcentos ~]$ mysql -uroot < create_tables.sql  Nota: até aqui não
coloquei senha o mysql

[root em virtualcentos ~]$ mysqladmin -uroot password 'senha_secreta'    **
CHANGE THIS PASSWORD **

[root em virtualcentos ~]$ service httpd star

httpd: Could not reliably determine the server's fully qualified domain
name, using 127.0.0.1 for ServerName

A mensagem acima é de erro, para corrigir: basta você adicionar uma entrada
em /etc/hosts com seu IP e hostname, ou apenas colocar seu hostname como um
apelido para localhost. E no /etc/httpd/conf/httpd.conf

[root em virtualcentos ~]$ vi  /etc/hosts

No meu caso dexei assim:

# Do not remove the following line, or various programs

# that require network functionality will fail.

127.0.0.1       localhost localhost

192.168.1.238   virtualcentos localhost

::1             localhost6.localdomain6 localhost6

[root em virtualcentos ~]# cat  /etc/httpd/conf/httpd.conf -n | grep ServerName

O comando acima foi apenas para encontrar a linha em destaque e usa-la no
comando a seguir.

   254  # ServerName gives the name and port that the server uses to
identify itself.

   265  #ServerName www.example.com:80

   272  # ServerName directive.

   988  #    ServerName dummy-host.example.com

[root em virtualcentos ~]# vi /etc/httpd/conf/httpd.conf +265

http://www.asterisk-support.de/mirror/zaptel/zaptel-1.4.9.tar.gz

Baixa e instalar o Asterisk

[root em virtualcentos ~]# cd /usr/src/

[root em virtualcentos ~]#  wget
http://downloads.digium.com/pub/asterisk/releases/asterisk-1.2.24.tar.gz

tar zxfv asterisk-1.2.24.tar.gz

wget
http://downloads.digium.com/pub/asterisk/releases/asterisk-addons-1.2.8.tar.gz

tar zxfv asterisk-addons-1.2.8.tar.gz

wget http://downloads.digium.com/pub/libpri/releases/libpri-1.2.6.tar.gz

tar zxfv libpri-1.2.6.tar.gz

wget http://downloads.digium.com/pub/zaptel/releases/zaptel-1.2.22.tar.gz

tar zxfv zaptel-1.2.22.tar.gz

cd /usr/src/libpri-1.2.6

make clean

make

make install

cd /usr/src/zaptel-1.2.22

Antes fazer correção na linha 105 de ….

vi /usr/src/zaptel-1.2.22/xpp/xdefs.h +106

#if LINUX_VERSION_CODE < KERNEL_VERSION(2,6,18)

make clean

make

make install

make config

cd /usr/src/asterisk.1.2.24

make mpg123

vai dar erro! Ver o proximo passo assim mesmo:

cd /usr/src/asterisk-1.2.24/mpg123-0.59r

make clean

 make linux-alpha

cd ..

make clean

make

make install

make samples

/usr/sbin/safe_asterisk

yum -y install subversion

cd /usr/src

svn checkout http://dynx.net/svn/gnudialer-puff/trunk gnudialer-puff

cd gnudialer-puff

make clean

make

make install

make reload

cd /usr/src/gnudialer-puff/astcrm-1.1.6

wget
http://www.dynx.net/ASTERISK/gnudialer/java/j2sdk-1_4_2_08-linux-i586.rpm

rpm -i j2sdk-1_4_2_08-linux-i586.rpm

export PATH=$PATH:/usr/java/j2sdk1.4.2_08/bin

export CLASSPATH=$CLASSPATH:.

make clean

make

make install

** Remember to read all the README's and INSTALL files in both the
gnudialer-puff and astcrm-1.1.6 directories. **

Renato Amorim
renatoamorim em renatoamorim.com
Fone: 3064-5413 // 7685-1468