[AsteriskBrasil] Hardware para Asterisk

Jeferson Jose dos Santos Junior jeferson em supersys.com.br
Quarta Abril 18 15:54:13 BRT 2012

Implementei a pouco tempo na empresa onde trabalho o Asterisk e gostaria da
opnião/ajuda de vocês.
A empresa tem poucas ligações simultâneas... Atualmente, tenho uma placa
Digium TD400 para entrada de 3 linhas analógicas e 1 celular, ambas da
empresa OI.

Até pouco tempo, utilizavamos um PABX Intelbras, mas a demanda por ramais e
a possibilidade de instalação de um link E1 nos levaram a mudar a estrutura
para uma central Asterisk.

 - Estamos utilizando um AMD Phenom X4 com 2 GB de memória RAM, HD de
360GB, rodando em cima da última versão estável do Elastix.
 - Temos uma lista de no máximo 40 ramais, todos usados internamente.
 - Codecs padrões (Tanto no Asterisk quanto nos softphones: ULAW
 - A estrutura da rede é um pouco complicada, temos várias máquinas
ligadas, inclusive, compartilhamos o acesso a rede com nossa filial,
utilizando uma antena (a filial também utiliza ramais do nosso servidor),
tudo com 10/100.
 - Optamos pelo Bria e X-Lite como Softphone, todos em ambiente Windows.

Mas, estou passando por alguns problemas, e gostaria da ajuda de vocês.
 - Percebi a qualidade da ligação, até mesmo interna, é um pouco ruim.
 - Ligações usando a porta FXO, ficam ruim também, com exceção de algumas
vezes (acreditem, são poucas) em que ficam normais.
 - Minha placa TD400 queimou uma porta, estou pensando em adquirir uma nova
placa. Pensei na TD800... alguma outra sugestão?
 - As vezes o servidor começa a dar problemas... As vezes o softphone não
conecta, as vezes simplesmente não liga... necessitando reiniciar o
servidor para que tudo volte ao normal.

Não tenho muita experiência em Asterisk, por isso gostaria da opnião de
vocês para melhorar a estrutura aqui.

Att,
Jeferson

--