[AsteriskBrasil] Controle de chamadas ( Transfer, Hangup, Originate, etc)

Marcos Paulo Maia Nicolau mpmnicolau em gmail.com
Sexta Abril 20 17:12:39 BRT 2012

Boa tarde,

Estou com algumas dúvidas em Asterisk.
Eu consigo realizar chamadas com o PHP, utilizando o comando "Action:
Originate\r\n" via $socket. Porém, quando vou dar um "Action: Hangup\r\n"
para o mesmo Channel especificado no Originate, eu não consigo. A única
informação que eu tenho do CLI quando tento executar a Action Hangup é a de
Broken Pipe. Já tentei com Time Out dentro do $socket, com Sleep(1) dentro
do PHP, mas não deu certo, ainda está ocorrendo o BrokenPipe.
Depois do Hangup, eu tentarei o Transfer ou Redirect, para conseguir
manipular as ligações via PHP.

Ainda tentei trabalhar com devices dentro CLI. O default é o dsp, mas setei
devices no oss.conf, onde tenho como setar devices dahdi, que estão
presentes em /dev/dahdi/*.
O que eu estava querendo era setar devices SIP. Porém, mesmo assim, consigo
executar chamadas dentro do CLI, com o "console dial 400 em from-internal",
por exemplo. Há como, utilizando esse console dial, executar chaamads como
SIP, e fazer os dois canais SIP conversarem?
Consegui fazer isso com o "console dial 400 em from-internal" seguido do
"console transfer 401 em from-internal", por exemplo, mas aí eu já perco os
comandos de console.

Resumindo:
Há como manejar as ligações dentro do CLI? pelo PHP? pelo Shell? (Manejar =
executar ligação, transferir ligação, desligar ligação)

Desde já agradeço.
Att,

--
Marcos Paulo Maia Nicolau