[AsteriskBrasil] fail2ban ssh

Roger Pitigliani rogerwinter em gmail.com
Terça Dezembro 4 15:53:43 BRST 2012

Olá!..

Para fazer funcionar, tive que instalar o rsyslog (yum install rsyslog),
desabilitar o syslog no ntsysv e habilitar o rsyslog.
Editar as configurações "/etc/sysconfig/rsyslog" e colocar a opção "-e" em
SYSLOGD_OPTIONS,
ficando assim : SYSLOGD_OPTIONS="-m 0 -e "
Parar o syslog: /etc/init.d/syslog stop
Iniciar o rsyslog: /etc/init.d/rsyslog start

No meu caso tive que fazer, pois os logs quando são repetidos estavam sendo
omitidos no log,
colocando somente aquela linha que diz que ele se repetiu X vezes. Só que
para o fail2ban funcionar ele precisa que apareça todos logs de falhas,
para que ele possa contar e comparar com a opção maxretries.

Simulando 6 tentativas de acesso ssh com falhas, vejam as diferenças nos
logs.

*Com Syslog:*
Dec  4 15:38:27 pbx-dev sshd[2059]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13487 ssh2
*Dec  4 15:38:49 pbx-dev last message repeated 6 times*

*Com Rsyslog (Com a opção -e ):*
Dec  4 15:50:08 pbx-dev sshd[2418]: pam_unix(sshd:auth): authentication
failure; logname= uid=0 euid=0 tty=ssh ruser= rhost=192.168.7.10  user=root
Dec  4 15:50:10 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:13 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:17 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:21 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:24 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:28 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2
Dec  4 15:50:32 pbx-dev sshd[2418]: Failed password for root from
192.168.7.10 port 13886 ssh2

Abraço...

Roger Pitigliani
rogerwinter em gmail.com