[AsteriskBrasil] AO MODERADOR

Anderson Alipio anderson em tsci.com.br
Sexta Dezembro 21 14:58:31 BRST 2012

Prezado Moderador da lista Asterisk Brasil,

Levando em consideração alguns comentários e pedidos de colegas desta,
venho solicitar que sejam inclusos no modo "moderado" os envolvidos
nessa discussão que desencadeou esse "alvoroço" totalmente fora do
escopo da lista, até que esse assunto seja encerrado, dessa forma o
moderador poderá avaliar e enviar para a lista o que julgar conveniente
a lista, e barrar o que não for conveniente publicar. Assim, poderá
enviar somente o que as partes derem como conclusão oficial ao caso, e
assim publicar somente essa.

A lista tem grandes utilidades aos seus participantes, obviamente,
técnicas. Salvo algumas exceções, como o caso do Prof. Angelo Delphini,
em que toda a comunidade se envolveu para ajudar, e foi algo
extraordinário, pelo apoio em massa, e pela gratificação que tivemos em
ver o resultado positivo, que foi o retorno do Prof, podemos falar que
fizemos parte de algo importante, ajudamos uma pessoa, um amigo em
dificuldade, como uma verdadeira comunidade... Falei disso com muito
orgulho aos meus amigos.

Aí tivemos uma denuncia de um colega na lista, para outro. Tudo bem, é
valido e bem vinda, até porque serve como referência, mas como toda
denuncia, deve ser bem fundamentada, e formatada com muito cuidado (com
ética e profissionalismo) quando colocada em público.

Feito a denuncia, a contraparte tem direito a resposta, se defendendo
(sem nenhum prejuízo à mesma formatação feita pelo denunciante), e
talvez no máximo uma replica do denunciante. A partir daí, já são
assuntos internos, de cada uma das partes envolvidas, e as mesmas
deveriam apenas publicar as suas conclusões finais, nada mais, e não
ficar nesse jogo de "empurra-empurra" e levando a opinião de outros que
não teriam que participar disso, por ser algo entre as partes, ou no
máximo, resolvido perante a lei vigente.

Aos envolvidos nessa denuncia, um conselho:

     Tomem cuidado em suas negociações, conversem bem antes de fechar
qualquer tipo de acordo, se puder, documente algum tipo de contrato
mesmo que simplificado, e se uma parte ver que não vai poder cumprir com
o mesmo, seja por falta tempo ou por falta de condição de realizar o
pagamento acordado, avise a outra parte com antecedência e tentem
resolver amigavelmente, evitando assim transtornos e atos como o que foi
ocorrido. Meu tio (também meu guru) sempre me disse uma coisa muito
séria sobre isso: "ninguém é obrigado a prometer nada a ninguém, mas se
você prometer, você cumpre". Levo isso sempre em minhas negociações,
sempre com muito cuidado, pra não pegar nada além do que dou conta de
resolver (sei que não é muito fácil fazer isso...).

A todos:

No futuro quando for fazer alguma denuncia, cuidado ao tornar pública
certas informações tidas como particulares, como conversas e coisas do
tipo, se atenha apenas em apresentar os fatos, deixe essas informações
para último caso, quando não tiver mais jeito de negociar e resolver
amigavelmente.

E também, muito cuidado na forma de tratar o cliente, independente do
valor do serviço, da forma como foi negociado, ou como o pagamento foi
combinado, sempre tenha o mínimo de cortesia de tratar o cliente, o
mínimo de ética e educação, pois se foi combinado, foi de comum acordo,
"o combinado não sai caro", se não foi bom o valor, não pegue o serviço,
se pegou, mesmo se arrependendo depois, faça com profissionalismo, pois
o cliente não tem culpa, apesar de muitos forçarem um pouco a barra em
relação a isso.

Em resumo, ao cliente, saiba o que você está contratando, se o valor é
compatível com o mercado, e se o prazo foi bem acordado, e entenda
também a forma como o seu fornecedor trabalha, se o mesmo por exemplo
trabalha em uma empresa e pegou o seu serviço como "free-lance", saiba
que ele tem os afazeres na empresa dele, e que o prazo combinado pode
ocorrer atrasos.

Ao prestador de serviços, deixe sempre claro ao seu cliente os seus
prazos, possibilidades de atraso, dificuldades que podem ocorrer no
decorrer dos serviços, e nunca, mas nunca trate o cliente com
desrespeito, como "chato" ou outra coisa qualquer, por mais que ele
seja. Caso o cliente cobre algo que você não vá conseguir entregar, seja
franco com ele, mas com cortesia, por exemplo: "Prezado, infelizmente
não vou poder te atender de forma que você precisa/gostaria, por favor,
procure outro que possa lhe atender melhor dentro de suas expectativas,
e caso ainda tenha interesse, estou a sua disposição"... pronto, saiu
mas com sua dignidade intacta.

Pelo amor de Deus gente, tudo que falei foi usando exemplos, não estou
citanto ninguém aqui.... meu intuito aqui é só ajudar...

Somos todos profissionais, muitos aqui empresários, então, vamos agir
como tais, principalmente dentro dessa lista onde seu foco é pura e
simplesmente técnico...

Outro pedido, (desculpem estar prolongando mais...) Mas sempre que forem
falar de algo fora do escopo da lista, usar as palavras "OFF-TOPIC",
pois como eu, devem ter outros na lista que usam filtros em seus emails,
e podemos jogar essas mensagens para pastas específicas, deixando a
principal apenas para assuntos técnicos.

Desculpem qualquer inconveniente causado pela mensagem acima, e espero
que a recebam como algo construtivo, visando a melhoria de todos.

Forte abraço a todos, e vamo que vamo, porque o ano ta acabando, o mundo
não acabou e o natal ta aí....rsrsrs

Felicidades!!!

Atenciosamente,

Anderson Alipio