[AsteriskBrasil] Pronunciamento do moderador - AsteriskBrasil.org

Denis Galvão denisgalvao em gmail.com
Terça Dezembro 25 02:19:24 BRST 2012


Boa noite a todos.

Meu nome é Denis Galvão, sou fundador da lista e portal AsteriskBrasil.org.

Fundamos esta comunidade em 2004, com presença do Jon "maddog" Hall e apoio formal do Mark Spencer, criador do software Asterisk.

Nossa comunidade é a maior comunidade Asterisk fora dos USA. Tive a oportunidade de apresenta-la no VON2005 em Boston, onde proferi duas palestras sobre VoIP x America Latina. Nela comento sobre nossa comunidade e em encontros formais e informais com o Mark Spencer soube que somos grandes.

Hoje contamos com mais de 15.000 cadastros em nosso portal e 2.000 usuários em nossa lista de discussões técnica.

Conheço muitos dos usuários desta lista, alguns pessoalmente e outros somente pela lista e talvez eles compartilhem do mesmo ponto de vista que exponho abaixo.

Nestes 9(nove) anos que estou a frente desta comunidade pude aprender um pouco sobre comportamento em lista de discussões. Criamos um manual de conduta, porém os trolls sempre vão existir e a melhor forma de combate-los, acreditem, é ignorando as discussões, deixando a poeira baixar.

Sou sysadmin desde 1996, quando começei a trabalhar com Linux. Nestes anos participei de várias listas nacionais e estrangeiras sobre assuntos variados, e sempre convivemos com war flames, cross postings, trolls e tudo que possa irritar e poluir uma lista.

Solução? O silêncio. Ignorar sempre foi a palavra chave.

Tentamos na AsteriskBrasil.org moderar nossas discussões. Tínhamos 4 moderadores que todos os dias filtravam uma a uma as centenas de mensagens diárias de nosso grupo.

A dinâmica da lista não ficou legal, pois o grande diferencial de uma discussão/análise sobre um assunto é a rapidez de resposta e interatividade imediata.

Retornamos ao método "lista aberta e com bom senso" e este é o melhor formato. Acreditem.

A lista AsteriskBrasil.org será aberta, sem moderação. Manteremos este espaço livre de censura, porém contamos com o bom senso.

Poderia me alongar e detalhar todas as conquistas que obtivemos nestes 9 anos de "militância" mas não é o objetivo deste email.

Gostaria de finalizar lembrando que não se constrói uma comunidade sólida como a nossa da noite para o dia. Muito suor e dedicação foram depositados por vários integrantes deste grupo e tenho certeza que esta comunidade foi de suma importância para o sucesso individual de cada um.

Vamos voltar a fazer mais Asterisk e menos bla bla bla... Assuntos OFF-TOPIC devem ser tratados em PVT.

Um Feliz Natal e um ótimo 2013 a todos.

Denis Galvão
AsteriskBrasil.org
P.S.: Estamos planejando um mega encontro/evento para a festa de 10 anos da AsteriskBrasil.org, portanto vamos em frente!






Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil