[AsteriskBrasil] Migrar para PABX IP

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Segunda Julho 30 18:39:08 BRT 2012

Jeferson,

Você vai precisar de hardware para:

* E1
* linha analógica (FXO)
* ramais (FXS).

Você tem várias opções no mercado hoje em dia, que podem ser placas, bancos
de canais ou gateways. Para manter a infra dos ramais analógicos, eu
recomendaria você utilizar um gateway fxs. Um gateway FXS é como um switch,
nele vc pluga os cabos RJ11 e para cada porta existe uma conta SIP onde
você atrela ao ramal. Tenho trabalhado e dado preferência a hardwares
externos a central do que trabalhar com placas.

Uma idéia que você pode colocar em prática é entroncar as 2 centrais com um
hardware com 2 portas E1. A primeira porta você ligaria o E1 da operadora,
e na outra porta você ligaria com a sua central. Essa seria a solução com
menor custo, porém, você não teria controle das ligações entre ramais
analógicos.

Se for partir para a troca realmente do PABX atual, então você precisa
comprar um harware para E1, FXO e FXS. Existem hardwares que fazem um mix
disso tudo, ou seja, E1, portas FXO e portas FXS em um único equipamento.

Os harwares que tenho utilizado são:

* Redfone para E1
* Audiocodes para o resto

Faça um estudo no gasto com o gateway/placa/banco FXS para ver se não
ficaria mais barato investir em telefones IP.

Espero que tenha entendido. :-)

Abraço!

Alejandro Flores
http://www.triforsec.com.br/