[AsteriskBrasil] RES: Fail2ban

Mike Tesliuk mike em tesliuk.com
Quarta Junho 6 11:07:08 BRT 2012

não é os logs do linux que você tem que conhecer e sim os do asterisk ou
da solução que você usa, você depende das falhas que ele te apresenta
para que você possa realizar os bloqueios

o fail2ban na minha opiniao faz bem o serviço sim, mas não é a solução
definitiva, ele depende das informações que o asterisk apresenta, e além
doque pode ser utilizado para vários outros serviços.

a digium publicou a algum tempo atrás um documento com algumas recomendações

http://blogs.digium.com/2009/03/28/sip-security/

na verdade a coisa vai muito do tipo de implementação que você tem , se
você tem um pabx pra uso interno o qual se conecta a um ou dois troncos,
então você pode travar o seu firewall para que ele só aceite conexões
externas oriundas das suas operadoras e etc.., e no mais são utilizações
de outros recursos como limite de chamadas, tempo maximo de chamadas,
analise de trafego etc...