[AsteriskBrasil] Verbio

Rodrigo Crepaldi asterisk em ticsolucoes.com.br
Sexta Junho 8 16:45:32 BRT 2012

Nosso amigo Jose Antonio Sanchez já passou um passo a passo esses  dias  segue :

Segue esses passos que nao tem erro

instalar os pacotes

rpm -ivh verbio-tts-julia-pt-brpa-8.09-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-engines-8.02-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-clients-8.02-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-asr-pt-br-8.010-0.i386.rpm

descompactar a pasta verbio-asterisk-3.8.tar

1 - Copiar os arquivos que estao dentro do verbio-asterisk-3.8.tar 'app_verbio_speech.c' e res_speech_verbio.c em  'apps' das
fontes de Asterisk da mesma versao que vc estiver usando.

2 - Editar o  'Makefile' que esta dentro do apps do fonte do asterisk e antes do 'all:' colocar as linhas abaixo

MENUSELECT_DEPENDS_app_verbio_speech+=VOX
VOX_LIB=-lvoxlib

MENUSELECT_DEPENDS_res_speech_verbio+=VOX
VOX_LIB=-lvoxlib

depois va ate o fonte do asterisk e recompile o asterisk

./configure
make
make install

4 - Criar os seguintes diretorios

/var/lib/asterisk/verbio/text
/var/lib/asterisk/verbio/gram
/var/lib/asterisk/verbio/audio

dentro da pasta /var/lib/asterisk/verbio/gram  criar um arquivo txt com permissao 777 com os nomes ex:
jose
marcos
carlos

5 - Copiar o arquivo 'verbio.conf' (que encontramos en el paquete verbio-asterisk) a:

/etc/asterisk

6- verbio -e
rasterisk
module unload app_verbio_speech.so
module load app_verbio_speech.so

==========================================================================================================================

[0]
exten => 802,1,Goto(VERBIO_TEST,s,1)

[VERBIO_TEST]
;
; (1) Cargar el vocabulario (vdemo.txt)
;
exten => s,1,Answer()
exten => s,n,VerbioLoadVcb(vdemo.txt,isolated,,,v)
exten => s,n,VerbioPrompt(Testando o verbio ${VVCB_HANDLE}.)

[0]
exten => 1000,1,Answer()
;exten => 1000,n,VerbioLoadVcb(vdemo.txt,isolated,,,v)
exten => 1000,n,VerbioLoadVcb(nomes.txt,isolated,,,v)

exten => 1000,n,Set(TESTE="diga o nome da pessoa desejada.")
exten => 1000,n,VerbioPrompt(${TESTE})

exten => 1000,n,VerbioRec(,,,,,vb)

exten => 1000,n,Set(TESTE="Entendi .")
exten => 1000,n,VerbioPrompt(${TESTE}.${VASR_RESULT})

Jose Antonio Sanchez
Erimat Oeste Telecom
www.pbxerix.com.br
jasanchez em terra.com.br
17-21393970 17-81437977

Em 11/05/2012, às 07:55, joao em oxman.com.br escreveu:

> Ola José,
>
> Pode me dar aquela dica pra eu instalar o verbio aqui, vc tem algum tuto que vez pra instalar e dar certo.
>

> desde já agradeço e um abraço

Rodrigo Crepaldi
Founder
TIC Soluções
+55 (14) 3204-7603
+55 (14) 9752-3451
www.ticsolucoes.com.br
"Antes de Imprimir, Lembre-se do meio Ambiente"