[AsteriskBrasil] Verbio

joao em oxman.com.br joao em oxman.com.br
Sexta Junho 8 17:02:08 BRT 2012

resposta dos modulos

localhost*CLI> module unload app_verbio_speech.so

Unable to unload resource app_verbio_speech.so

Command 'module unload app_verbio_speech.so' failed.

localhost*CLI> module load app_verbio_speech.so

Unable to load module app_verbio_speech.so

Command 'module load app_verbio_speech.so' failed.

De: "Rodrigo Crepaldi" <asterisk em ticsolucoes.com.br>

Enviado: sexta-feira, 8 de junho de 2012 16:51

Para: joao em oxman.com.br, asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org

Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Verbio

Nosso amigo Jose Antonio Sanchez já passou um passo a passo esses  dias  segue :

Segue esses passos que nao tem erro

instalar os pacotes

rpm -ivh verbio-tts-julia-pt-brpa-8.09-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-engines-8.02-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-clients-8.02-0.i386.rpm
rpm -ivh verbio-asr-pt-br-8.010-0.i386.rpm

descompactar a pasta verbio-asterisk-3.8.tar

1 - Copiar os arquivos que estao dentro do verbio-asterisk-3.8.tar 'app_verbio_speech.c' e res_speech_verbio.c em  'apps' das
fontes de Asterisk da mesma versao que vc estiver usando.

2 - Editar o  'Makefile' que esta dentro do apps do fonte do asterisk e antes do 'all:' colocar as linhas abaixo

MENUSELECT_DEPENDS_app_verbio_speech+=VOX
VOX_LIB=-lvoxlib

MENUSELECT_DEPENDS_res_speech_verbio+=VOX
VOX_LIB=-lvoxlib

depois va ate o fonte do asterisk e recompile o asterisk

./configure
make
make install

4 - Criar os seguintes diretorios

/var/lib/asterisk/verbio/text
/var/lib/asterisk/verbio/gram
/var/lib/asterisk/verbio/audio

dentro da pasta /var/lib/asterisk/verbio/gram  criar um arquivo txt com permissao 777 com os nomes ex:
jose
marcos
carlos

5 - Copiar o arquivo 'verbio.conf' (que encontramos en el paquete verbio-asterisk) a:

/etc/asterisk

6- verbio -e
rasterisk
module unload app_verbio_speech.so
module load app_verbio_speech.so

==========================================================================================================================

[0]
exten => 802,1,Goto(VERBIO_TEST,s,1)

[VERBIO_TEST]
;
; (1) Cargar el vocabulario (vdemo.txt)
;
exten => s,1,Answer()
exten => s,n,VerbioLoadVcb(vdemo.txt,isolated,,,v)
exten => s,n,VerbioPrompt(Testando o verbio ${VVCB_HANDLE}.)

[0]
exten => 1000,1,Answer()
;exten => 1000,n,VerbioLoadVcb(vdemo.txt,isolated,,,v)
exten => 1000,n,VerbioLoadVcb(nomes.txt,isolated,,,v)

exten => 1000,n,Set(TESTE="diga o nome da pessoa desejada.")
exten => 1000,n,VerbioPrompt(${TESTE})

exten => 1000,n,VerbioRec(,,,,,vb)

exten => 1000,n,Set(TESTE="Entendi .")
exten => 1000,n,VerbioPrompt(${TESTE}.${VASR_RESULT})

Jose Antonio Sanchez
Erimat Oeste Telecom
www.pbxerix.com.br
jasanchez em terra.com.br