[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: Vale a pena usar o SNEP?

Wladimir E. Danielski wroot em goldentelecom.com.br
Domingo Junho 10 11:39:36 BRT 2012

Distro/Puro. Ambos podem ser complexos o suficiente para iniciantes e veteranos...

Comece com ele puro, para entender como funciona, pois na distro

pronta vc ira com certeza utilizar o conhecimento para criar alguns

contextos custom no braço ou alterar o template.

wroot

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Ribeiro
Enviada em: sábado, 9 de junho de 2012 15:38
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] RES: RES: Vale a pena usar o SNEP?

Hudson

Eu sou iniciante e comecei com distro.

Meu foco não é Telefonia. Eu implementei a telefonia para resolver problemas em meu comércio.

Eu sou tecnólogo e para mim é fácil, mas seria um parto ter de começar com Asterisk puro. Teria que começar com Linux, que não é a minha praia. Depois instalar o Asterisk e por ai vai.

Para você ter idéia, o primeiro micro que eu instalei o Elastix, a placa de rede era uma falsificada e eu tive que recompilar o Asterisk. Só consegui zoar com tudo duas vezes.

Se eu fosse trabalhar com Asterisk, concordo plenamente com você, mas meu foco é de usuário. Sei que estou caminhando para Asterisk puro, pois estão surgindo necessidades que não vejo como implementar com o Elastix, como deixar um telefone com ATA e ao retirar ele do gancho ele já discar para um número (Não sei se é possível e entendo que teria que programar o ATA) e por ai vai.

Mas me valeu para entender o funcionamento do Asterisk, ver ele funcionando, sentir o que é possível de se fazer e o que não é.

Se você for profissional em telefonia, você tem que saber tudo, desde ele puro até as distros, pois você vai pegar de tudo por ai.

Já quem não tem este foco, se é usuário final ou se home user, aconselho distro. Funciona bem, é mais simples e muito mais limitado. Asterisk não tem limites pelo que eu entendi até agora.

PS: Documentação é um problema sério... Você acha muita coisa, mas superficial. Baixei até um livro de Asterisk e me decepcionei com a superficialidade que o Asterisk é tratado. Se é para aprender, não é só na cabeçada. Aprende-se mais com documentação detalhada e profunda.

Um abraço

Ribeiro