[AsteriskBrasil] RES: RES: Funcionamento Asterisk com PHP

Ribeiro asterisk em aquidolado.com.br
Segunda Junho 18 02:49:40 BRT 2012

Danilo

Já existem tarifadores diversos e até demais no mercado e muitos Free.
Alguns até do pessoal aqui.
Veja o A2Billing. Ele faz exatamente o que você deseja, já está pronto e não
tem custo.
Acesso ao banco de dados, utilização de um tarifador ou pegar os dados do
sistema é o que eu faria, pois você só precisa pegar os dados da ligação que
já acabou e o Asterisk guarda isso por padrão.
Por exemplo: Eu uso o Elastix. Nele tem a aba Report. Em CDR Report eu tenho
todas as ligações realizadas e eu consigo exportar para CSV. Ele lhe daria
TODOS os dados que você deseja de forma fácil, direta, clara e fácil. Tem o
canal, duração, origem e destino e se foi atendida ou não.
Você também consegue se integrar com o A2Billing.
Na verdade é matar uma mosca com uma bomba nuclear o A2Billing para você,
mas pode ser feito.

Independente da sua solução, como já foi dito, tem o cálculo de custo, que
não é tão simples quanto parece.

Sobre o AGI: Em seu caso, você não precisa monitorar as ligações no momento
em que elas estão acontecendo e entendo que o AGI não atenda você para isso.
Você poderia usar o DeadAGI para pegar os dados depois do hangup ou um
AMI/AJAM com eventos. Neste caso ele dispara o evento toda vez que alguma
coisa acontece. Existem vários eventos e eu seguiria pelo evento Crd, onde
toda vez que ocorre um hangup, ele lhe informa o canal que sofreu hangup e
seus dados.
Mais dados sobre eventos:
http://www.voip-info.org/wiki/view/asterisk+manager+events . Só que tem um
problema. O Astrisk fica pesado, pois ele armazena todos os hungups que
ocorreram e em sistemas de tráfego intenso isso pode gerar sobrecarga. Só
fique esperto que cada ligação gera 2 canais pelo menos (Pode gerar mais) e
você tem que entender o que cada canal faz para saber qual deles tem a
informação que você deseja ou quais deles contém.

Um abraço
Ribeiro