[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: RES: RES: RES: Funcionamento Asterisk com PHP

Danilo Almeida danilo.almeida em g1telecom.com.br
Terça Junho 19 09:01:15 BRT 2012

Mike

Com esse script eu já estou conseguindo entender o negócio. Só tem uma
coisa, no extensions vc não faz o Dial e sim no script da tarifação né?

#executando a discagem
$AGI->exec("Dial", "SIP/tronco/197");

No meu caso, tenho uma documentação nessa parte de configuração do asterisk
onde outras pessoas também usa, a gente só vai adaptando ela conforme a
necessidade, to querendo implementar mais essa função do tarifador nesse
esquema.... abaixo esta a forma que utilizo, por exemplo, para discar pra
fixo local:

; PARA fixo MOVEL VOIP EX: 99216200
exten => _[1-5]XXXXXXX,1,NoOp(---> NOVA LIGACAO EXTERNA VOIP <--)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,NoOp(---> DE ${CALLERID(num)} PARA ${EXTEN} <--)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Set(DESTINO=${EXTEN})
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(gravacao,voip)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(saidapstn,)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(checasaida,)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(checasenha,)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,GotoIf($["${SAIDALIBERADA}" = "NAO"]?desligar)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,GotoIf($["${SAIDAPSTN}" = "SIM"]?pstn)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,GotoIf($["${SAIDAFIXOLOCAL}" = "PSTN"]?pstn)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,GotoIf($["${SAIDAFIXOLOCAL}" = "VOIP"]?voip)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,GotoIf($["${SAIDAFIXOLOCAL}" = "A2B"]?a2b)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(hangupcall,)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n(pstn),Set(CDR(accountcode)=TO-PSTN)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Dial(${PORTAPSTN}/${EXTEN},40,Tg)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(sinalizacao,${DIALSTATUS})
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(hangupcall,)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n(voip),Set(CDR(accountcode)=TO-VOIP)
exten =>
_[1-5]XXXXXXX,n,Dial(SIP/${TECHPREFIX}${CODINCIOVOIP}${DDDLOCAL}${EXTEN}@${O
PERADORA-VOIP},40,Tg)
exten => _[1-5]XXXXXXX,n(desligar),Macro(sinalizacao,${DIALSTATUS})
exten => _[1-5]XXXXXXX,n,Macro(hangupcall,)

esse context não foi eu quem fez, e sim outro funcionario que nao faz mais
parte da empresa. No começo do extensions eu adiciono as variáveis e depois
o contexto faz tudo sozinho (se sai pelo voip ou pstn, DDD local, etc)

a questão é, de que maneira eu posso usar o AGI nesse contexto sem sair do
padrão para realizar a tarifação da chamada?
Sei que para ficar de forma mais simplificada como esta este, precisarei dar
uma mexida nesse contexto, mais por enquanto só quero adaptar ai para
conseguir fazer a tarifação.

E valeu pelo script que foi excelente para mim que estou começando a
aprender trabalhar com AGI

Att
Danilo Almeida