[AsteriskBrasil] A2Billing

Ulisses Feres - Abratel Telecom uferes em abratel.com.br
Domingo Março 4 22:41:28 BRT 2012

Entao, eles mudaram a pagina mas tem o mesmo arquivo dentro do diretorio:

a2billing/INSTALL.Debian

Veja se ajuda o que esta abaixo:

 - Instalar:
apt-get install libapache2-mod-php5 php5 php5-common
apt-get install php5-cli php5-mysql mysql-server apache2 php5-gd
apt-get install openssh-server subversion
apt-get install php5-mcrypt

2 - mkdir /usr/src/a2billing

3 - Fazer download do asterisk da última versão:
svn co --username guest --password guest
http://svn.a2billing.net/svn/asterisk2billing/tags/VERSAO//usr/src/a2billing/

4 - Para versão em questão 1.8.1 criar a base de dados (verificar o manual
no fonte da versao em questão pois a cada muda-se as tabelas)

# criar usuarios
cd /usr/src/a2billing/DataBase/mysql-5.x/
mysql -u root -p < a2billing-createdb-user.sql

# criar as tabelas
mysql -u root -p mya2billing < a2billing-mysql-schema-v1.7.0.sql
mysql -u root -p mya2billing < UPDATE-a2billing-v1.7.0-to-v1.7.1.sql
mysql -u root -p mya2billing < UPDATE-a2billing-v1.7.1-to-v1.7.2.sql
mysql -u root -p mya2billing < UPDATE-a2billing-v1.7.2-to-v1.8.0.sql
mysql -u root -p mya2billing < UPDATE-a2billing-v1.8.0-to-v1.8.1.sql

Pode-se conferir se foi criado as 97 tabelas corretamente:
#mysql -u root -p mya2billing
mysql>show tables
mysql>exit

5 - ln -s /usr/src/a2billing/a2billing.conf /etc/a2billing.conf
Após edita-lo de acordo com suas senhas colocadads no createuser acima:
[database]
hostname = localhost
port = 3306
user = a2billinguser
password = a2billing
dbname = mya2billing
dbtype = mysql

6 - Dar permissões e criar os arquivos:
chmod 777 /etc/asterisk
touch /etc/asterisk/additional_a2billing_iax.conf
touch /etc/asterisk/additional_a2billing_sip.conf
echo \#include additional_a2billing_sip.conf >> /etc/asterisk/sip.conf
echo \#include additional_a2billing_iax.conf >> /etc/asterisk/iax.conf
chown -Rf www-data /etc/asterisk/additional_a2billing_iax.conf
chown -Rf www-data /etc/asterisk/additional_a2billing_sip.conf

7 - Edite vim /usr/src/a2billing/addons/sounds/install_a2b_sounds_deb.sh
adicione esse caminho ast_sound=/var/lib/asterisk/sounds e coloque lang-br

Após execute ./install_a2b_sounds_deb.sh

8 - Criar no manager a conexão:
[general]
enabled = yes
port = 5038
bindaddr = 0.0.0.0

[myasterisk]
secret=mycode
read=system,call,log,verbose,command,agent,user
write=system,call,log,verbose,command,agent,user

9 - Criar um link do agi e da permissão de execussão:
ln -s /usr/src/a2billing/AGI/a2billing.php /var/lib/asterisk/agi-bin/
chmod +x /var/lib/asterisk/agi-bin/a2billing.php

10 - Criar a pasta web:
mkdir /var/www/a2billing

11 - Linkar e depois corrigir permissoes:

#ln -s /usr/src/a2billing/admin /var/www/a2billing/admin
#ln -s /usr/src/a2billing/agent /var/www/a2billing/agent
#ln -s /usr/src/a2billing/customer /var/www/a2billing/customer
#ln -s /usr/src/a2billing/common /var/www/a2billing/common

#chmod 755 /usr/src/a2billing/admin/templates_c
#chmod 755 /usr/src/a2billing/customer/templates_c
#chmod 755 /usr/src/a2billing/agent/templates_c
#chown -Rf www-data:www-data /usr/src/a2billing/admin/templates_c
#chown -Rf www-data:www-data /usr/src/a2billing/customer/templates_c
#chown -Rf www-data:www-data /usr/src/a2billing/agent/templates_c

12 - Testar http://localhost/a2billing
user: root
pas: changepassword

OBS: No asterisk 1.6 tive que mudar na conf do a2billing o parametro de
discagem |60| para ,60,
Outra mudança foi no extensions.conf no qual wait, agi, etc entram com os
valores dentro do parametro e nao separado por virgula. Exemplo: wait,2 ==>
errado / wait(2) --> certo

----
Obg,
Ulisses Féres.