[AsteriskBrasil] Desconexão

Bussaca bussaca em conectcor.com.br
Quinta Março 8 18:01:03 BRT 2012

Estou enfrentando um problema e se possível, gostaria de contar com a
experiência, conhecimento e ajuda da lista.

Consultei alguns foruns e listas sobre asterisk, mas ninguém soube me
orientar.

Atualmente tenho um servidor asterisk com:

- 2 interfaces de rede (eth1:rede interna - 192.168.13.0/24 e eth0:rede
externa com acesso a internet junto a uma operadora VOIP)
- 1 placa GSM com 4 chips de celular (local)
- 1 placa de sincronismo para sinalização E1 (linha local da telefônica).

Para a eth1 eu utilizo aparelhos ATAs SP8000 da Linksys que autenticam
os ramais dos funcionários pela faixa 192.168.13.0/24.

- chamadas interubanas eu utilizo a linha VOIP pela operadora
- chamadas locais e 0800 a linha E1 da telefônica
- chamadas para celulares a placa GSM

Problema enfrentado:
- Quando há queda do link junto a operadora VOIP, todos os meus atas se
desconectam do asterisk (Peer 'XXXX' is now UNREACHABLE!) após dar o
tempo de "Register Expires" configurado nos ATAS.

Testes realizados:
- se eu removo o gateway (route del default) do meu IP externo eth0
(apenas para perder a rota de saída da linha VOIP - simulando uma queda
do link), os serviços locais (E1 e GSM) permanecem funcionais e os ATAS
não desconectam independente do tempo que for.

- porém, se eu só retirar o cabo de rede da interface externa eth0, após
3 minutos, todos os ATAS se desconectam do meu servidor, sendo que os
atas estão em outra interface...na eth1.

- e ainda...depois desses 3 minutos, estou sem o cabo de rede na
interface eth0, e removo o gateway com o "route del default" do IP
externo, os atas voltam a se comunicar com o servidor asterisk
imediatamente, e, consequentemente acessam os serviços E1 e GSM.

Não consigo identificar o porquê, mas acredito que tenha a ver com rotas
ip no linux, não?

Será que alguém teria uma sugestão pra mim, diante desta situação?
Desde já, agradeço a colaboração.