[AsteriskBrasil] ENC: Liberar Asterisk Atras de NAT

Mário Venâncio mariovenancio em terra.com.br
Segunda Março 26 15:38:40 BRT 2012

Olá

No meu elastix 1.6 eu configurei assim:

1). Redirecionei as portas 5060 e de 10000 a 20000, com o iptables, para
o ip interno do meu elastix;
2). Editei o arquivo sip_nat.conf e adicionei o seguinte:

externip=200.XXX.XXX.XXX ; meu ip fixo
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0 ; range da minha rede interna
nat=yes  ; se não estiver setado para "yes" a sua ligação vai cair após
os 20 segundos, mais ou menos

3). Se o seu ip for dinâmico, o seu sip_nat.conf vai ter que ficar assim:

externhost= meuhost.dyndns.org ; tem que ter configurado no meu roteador
um dyndns qualquer
externrefresh=10 ; vai verificar a cada dez segundo se não houve
alteração no meu endereço ip
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0 ; range da minha rede interna
nat=yes  ; se não estiver setado para "yes" a sua ligação vai cair após
os 20 segundos, mais ou menos

Tenho elastix funcionando assim, tanto em ip fixo quanto dinâmico.

Mário Venâncio