[AsteriskBrasil] RES: AUDIOCODES FXS

Fernando Beraldo fernando.beraldo em gmail.com
Segunda Março 26 18:47:19 BRT 2012

Rodrigo,

Um tempo atras, mandei o tutorial abaixo para outro colega da lista
que teve a mesma dificuldade, creio que servirá para você também...

Esses gateways da AudioCodes, tem duas formas de configuração. No caso
você pode logar as 4 portas em uma única conta, ou utilizar uma conta
para cada porta, como se fosse um ramal em cada porta. Bem essa é conf
que uso. Se é dessa forma que você precisa, talvez os passos abaixo
lhe ajude.

Acesse a GUI do Gateway. (Meu gateway está na versão 6.20A.022.003,
mandei a firmware em pvt.)

OBS.: Os botões de Submit a serem utilizados, deve ser os da Telas em
que estão sendo feita as configurações e não o do Menu superior. Ao
final de todas a etapas clique no Submit do barra superior, depois em
Burn e por último faça o Reset no Gateway.
Os campos das telas de cada passo que não estão listados, eu os deixei
como default.

1º Parte
Menu Configuration => VoIP => SIP Definitions => Proxy Registration
=> Use Default Proxy = Yes
=> Proxy Set Tables (clique na setinha, e coloque o IP do seu Asterisk
no campo 1 e marque UDP no Transport Type (Submit)
Volte para o menu = Proxy Registration
OBS. Antes de continuar procure na quanto superior direto desse menu a
opção que alterna as configuração Basica para Avançada, faça isso nas
telas os próximos passos também.
Com a tela nas configurações avançadas...
=> Proxy Name = IP do seu Asterisk
=> Enable Registration = Enable
=> Registrar Name = IP do seu Asterisk
=> Registrar IP Address = IP do seu Asterisk
=> Registrar Transport Type = UDP
=> Subscription Mode = Per Endpoint
=> Registration Mode = FXS (Aqui que você diz ao Gateway que ser se
autenticar por porta.)
Clique em Submit.

2º Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => Analog Gateway =>
Authentication
Nessa tela você irá configurar as contas SIP em cada porta que deseja
ativar, colocando o usuário e senha.
Quando finalizar as configurações, clique em Submit.

3ª Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => Hunt Group =>
EndPoint Phone Number
Nessa tela você irá configurar somente a porta e conta SIP (user) que
foi configurada na 2ª parte.
Ex. Na 2º parte você configurou as contas abaixo:
Porta 1: User: 1234 Senha: 4321
Porta 2: User: 7890 Senha: 0987

Então na 3ª parte você coloca só a porta e user:
Ex. Channel 1 = 1 | Phone Number = 1234
Channel 2 = 2 | Phone Number = 7890

Clica em Submit e depois Register. Creio que agora as requisições irão
chegar ao PABX.
Continuando...

4ª Parte
Menu Configuration => VoIP => GW and IP to IP => DTMF and
Supplementary => DTMF & Dialing
Nessa tela você fará ajustes de discagem e eventos DTMF
=> Max Digits In Phone Num = 21 (Aqui você define qual a quantidade
máxima de dígitos que vão sair pelas portas do gateway, o default é 3)
=>  Inter Digit Timeout [sec] = 2 (Eu uso 2, você define o que achar melhor)
=> 1st Tx DTMF Option = RFC 2833 (Tipo de método que será enviado os DTMF)
=> Hook-Flash Option = RFC 2833 (Essa opção é útil se você quiser que
seus usuários façam transferência usando a tecla flash do aparelho)
Clique em Submit após as alterações.

5ª Parte
Menu Configuration => VoIP => Coders And Profiles =>Coders
Nessa tela você configura a ordem dos codecs, defina a ordem que lhe
for conveniente. Só NÃO ESQUEÇA, de desativar o "Silence Suppression".
Clique em Submit.

Após o Reset do Gateway
6ª
Menu Status & Diagnostics => Voip Status => Registration Status
Nessa tela você consegue ver as portas que estão autenticadas.

Bom é isso cara! Espero ter ajudado!

[]'s
Beraldo