[AsteriskBrasil] Manager Asterisk

Eder Souza eder.souza em bsd.com.br
Terça Maio 8 14:26:23 BRT 2012

Olá Nicolau,

É possível sim, aqui eu utilizo o Nagios em um freeBSD para monitoramento
de Links, Servidores, Temperatura, Energia, ETC. Eu construí um daemon em
perl com socket onde deixo este server rodando na máquina Asterisk, fiz um
client para se conectar por este socket e quando algum alarme acontece o
client se conecta ao server enviando via socket informação por exemplo qual
serviço está down e o válor que fez o serviço ser alarmado, no mesmo
instante este server cria um .call e gera uma váriável temporária via
AsteriskDB, este arquivo .call dispara a ligação que ao ser atendida pega
os dados do banco e lê via TTS o conteúdo ex: "Pegasus HD em 90%" ou
"Energia caiu"

Você pode fazer o mesmo só nao sei se o seu software chamado Dude possue
funcionalidades para chamar scripts externos, mas se tiver conseguirá fazer
o mesmo em seu ambiente!

Att,

Eng Eder de Souza