[AsteriskBrasil] Conectar 2 servidores Asterisk via SIP

Márcio Fernandes marciokoelho em gmail.com
Sexta Maio 18 17:08:31 BRT 2012

Prezados, boa tarde!

Estou com muita dificuldade em configurar e conectar dois servidores
Asterisk via SIP, já fiz várias buscas na net em especial no google, até
encontrei coisas sobre o tema no site http://mestreasterisk.com.br, só que
a partir desse material não conseguir comunicar as máquinas.

Vejam bem, tenho duas máquinas matriz ip: 192.168.254.208, mascara:
255.255.255.0 e filial ip: 192.168.254.137, mascara: 255.255.255.0. O
objetivo do meu TCC é conseguir comunicar as duas máquinas e realizar
ligações entre ambas. Essas maquinas pertencem à uma rede local.

Configurei a matriz, seguindo o tutorial que encontrei no site da seguinte
forma:

;Arquivo sip.conf da matriz

[general]

register => matriz:senha em 192.168.254.137/filial

[filial]
type => friend
secret => senha
context =>filial_incoming
host => dynamic
language => pt_BR
disallow => all
allow => alaw, ulaw, gsm

;ramal

[1000]
type => friend
host => dynamic
contest => phones
secret = 123

;Arquivo extensions.conf da matriz

[globals]

[general]
autofallthrough = yes

[default]

[incoming_calls]

[phones]
include => internal
include => remote

[internal]
exten => _1XXX,1,NoOP()
exten => _1XXX,n,Dial(SIP/${EXTEN},30)
exten => _1XXX,n,Playback(the-party-you-are-calling&is-curntly-unavail)
//Na verdade sem sei pra que serve, mais configurei como manda o tutorial
exten => _1XXX,n,Hangup()

[remote]
exten => _2XXX,1,NoOP()
exten => _2XXX,n, Dial(SIP/filial/${EXTEN})
exten => _2XXX,n,Hangup()

[filial_incoming]
include => internal

OBS: A configuração dos arquivos sip e extensions da filial seguem da mesma
forma, alterando somente o nome de matriz para filial e o ip final de 137,
para 208. Daí não conseguir configurar, se alguém já configurou ou sabe
como configurar me ajude, pois tenho até o dia 05 de junho para terminar
esse trabalho, além de configurar uma ura e o voicemail.

Desde já agradeço atenção de todos.
--
Att.

Márcio Fernandes

"Diante de uma vitória, não pare. Diante de uma derrota, não desanime. Pois
nem sempre a vitória é uma glória e nem sempre a derrota é o fim"*.*