[AsteriskBrasil] Homologação Anatel

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Segunda Maio 21 12:35:11 BRT 2012

Senhores

A Anatel regula equipamento, logo Asterisk é um "software" , basicamente
existem varias empresa que vende equipamentos exclusivos para Asterisk ,
que sao certificados pela Anatel.
Há alguns anos atras tive o prazer de conversar pessoalmente com um
Engenheiro da Anatel em uma Feira, o mesmo disse que a Telefonia IP ele é
autorizada para funcionar no Brasil, e que eles estavam certificando ( na
epoca) Equipamentos , o Software que gerencia isso para Anatel é
indiferente , o que ela exige sao equipamentos que tenham
Homologação/Certificação por ela, hoje existem varios equipamentos E1
certificados pela Anatel para trabalhar com a sinalização Brasil , assim
como varios GW GSM, FXO , FXS, ou seja , homologar o "Asterisk "hoje nao é
nescessario , ja que ele é somente o "gerenciador do sistema" , hoje a
solução certificada , sao os equipamentos que comunicam com a interface
externa, seja ele E1, GW GSM, FXO.

Eu trabalho com Redfone \ Audiocods e Lyric GSM

O unico que esta em fase de certificação é o Lyric, mas que conforme o
fabricante nao deve demorar muito para liberação a certificação do mesmo
junto a Anatel.