[AsteriskBrasil] tarifador

Hudson Cardoso hudsoncardoso em hotmail.com
Terça Novembro 13 12:44:28 BRST 2012

   Esse tipo de tratamento ja tem no tarifador, é só configurar as colunas.estou preparando um setup, que servira de base para todos nosso colegas.na verdade ja tenho algo pronto, estava rodando no TJSC, aqui em floripa, com80 comarcas, 92 asterisk, e 120 centrais, tudo on-line, com cruzamento de dadoscom operadora publica, ou seja, conferia se a ligação era indevida ou não.   Como não posso usar o mesmo código fonte deles, pois isso seria crime, estoucriando o meu próprio, lá estava tudo em Oracle, e esse troço de Mysql é meioestranho pra mim, mas enfim, to chegando lá, mas continue contribuindo.   Nas suas dicas, respondi cada uma delas abaixo, dá uma lida, e ve se isso te responde    Valeu.

1. direcionar o cdr para o banco de dados;R = Na verdade, já está buscando na Base MySQL.
2. dentro do banco de dados criar uma trigger que faça o pré tratamento do bilhete, exemplo: Classe da Chamda (Fixo Local, Fixo Nacional, Movel Local, Movel Nacional, Serviços, Numeros Especiais);R = Eu utilizo uma triger pra isso, mas dentro do proprio dialplan, mas em breve ela não será mais necessária.

3. Dentro da trigger, podemos trazer a região do número discado (chamada ativa) ou do número recebido (chamada receptiva), com isso podemos associar o número a uma localidade, exemplo: 1141982276 (SP - Sao Paulo), 1931311010 (SP - Campinas), assim por diante. Também podemos tarifar as chamadas de 0800, 400X, etc.R = Isso já é feito no tarifador, basta configurar.

Resumindo: Parte do processo de tratamento e de tarifação, pode ser feito no próprio banco durante o insert do bilhete. A outra parte mantemos na sua aplicação, dessa forma dividimos a carga do processo em duas fases. Claro que o processo de retarifação, correção de tarifas , etc, etc...continuará na aplicação.R = Infelizmente, quero deixar todo o processo no Tarifador, por se tratar de multicentral.

Dificuldades:

1. Precisamos tratar o CDR do Asterisk, posso fazer isso no código fonte dele, exemplos de problemas:
a. chamada recebida pela pstn, toca no ramal X, o ramal X tem um siga-me para um número externo.

b. a chamada recebida pela pstn, toca no ramal A, o ramal A transfere para o ramal B, o ramal B transfere para o ramal C;

c. o ramal A liga para o ramal B, o ramal B tem um siga-me para o celular.

Esses são exemplos que sujam o CDR do Asterisk, uma opção é criar uma estrutura de banco de dados com AGI. Dessa forma, qualquer um pode implementar em seu ambiente.R = Se voce tem esses exemploa ai acima, passa pra mim, posso debugar melhor aqui,e depois colocar o parsec no tarifador, dai ele reconhece isso.

A parte boa de ser em AGI, que no futuro próximo, podemos fazer o billing, ou seja, dar creditos para um ramal e se ele gastar seus créditos deixa de fazer chamada.R = Já estou preparando isso no tarifador.

Bom, é isso ai! Estou a disposição para ajudar.

Abs

Sylvio Jollenbeck