[AsteriskBrasil] Entroncamento

Otavio Asterisk otavioasterisk em gmail.com
Quinta Outubro 25 16:34:29 BRST 2012

Lista, boa tarde.
Tenho o seguinte cenário: ServerA recebendo ligações da Algar (senão me
engano, o serviço se chama VOZ FÁCIL, ou algo assim), esse ServerA
distribuindo essas ligações para ramais registrados diretamente nele, e
também para um ServerB, onde tenho vários ramais registrados.
Daí eu montei o dialplan assim:

exten=>XXXXXX20,1,Dial(SIP/
1000,60,tT)
exten=>XXXXXX20,n,Hangup()

Ou seja, ligações que entrarem pro meu número com final 20, toca no ramal
1000. Esse ramal 1000, por sua vez, é um tronco interligando o A com o B.

No ServerB, eu defini um contexto de entrada para o tronco 1000, e aí
começa o primeiro problema: qnd recebo a ligação, ela não vem identificada
de qual número, ou seja, entra como "s", isso significa que tenho q definir
um contexto de entrada para cada ramal diferente, e acho q isso tem me
causado o problema mais grave: como todas as ligações entram como "s" o
asterisk tem encaminhado as ligações para apenas um ramal 1001, por exemplo.

E é nisso q preciso da ajuda de vcs.

Existe uma forma de, na hora de encaminhar a ligação para o tronco, eu
definir que ele "passe" para o outro servidor o número que está sendo
chamado, por exemplo XXXXXX20, e na hora de receber a ligação no B, eu
"repita" o contexto de entrada das ligações e encaminhe especificamente a
ligação recebida pelo número XXXXXX20 para o ramal 20, por exemplo?

Antes que falem do entroncamento IAX, eu tentei no começo, mas como esse
mesmo problema aconteceu, e não consegui de forma alguma corrigir,
acreditei que fosse um bug no IAX e acabei optando por SIP. Se conseguirmos
"passar" corretamente o número que está sendo chamado, vou trocar tudo por
IAX.

Abraços e obrigado desde já.

--
Otávio