[AsteriskBrasil] codecs não funcionam

Judson Carneiro judson.jcj em gmail.com
Quinta Setembro 13 10:36:32 BRT 2012

Eu faço a mesma configuração nas duas pontas antes de testar.
Aparece esta mensagem no CLI se eu setar para qualquer outro codec que não
o GSM.

Asterisk 1.4 PIAF.

    -- Executing [s em macro-dialout-trunk:27] Goto("Khomp/B0C0-1",
"s-CHANUNAVAIL|
1") in new stack
    -- Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,1)
    -- Executing [s-CHANUNAVAIL em macro-dialout-trunk:1]
GotoIf("Khomp/B0C0-1", "1
?noreport") in new stack
    -- Goto (macro-dialout-trunk,s-CHANUNAVAIL,3)
    -- Executing [s-CHANUNAVAIL em macro-dialout-trunk:3] NoOp("Khomp/B0C0-1",
"TRU
NK Dial failed due to CHANUNAVAIL (hangupcause: 58) - failing through to
other t
runks") in new stack
    -- Executing [8014 em from-internal:5] Macro("Khomp/B0C0-1", "outisbusy|")
in n
ew stack
    -- Executing [s em macro-outisbusy:1] Macro("Khomp/B0C0-1",
"[1;35;40mhangupcal
l") in new stack
    -- Executing [s em macro-hangupcall:1] NoOp("Khomp/B0C0-1", "ramal in = ")
in n
ew stack
    -- Executing [s em macro-hangupcall:2] Set("Khomp/B0C0-1", "CDR(ramal)=")
in ne

As duas pontas são identicas,

No iax_general_custom está assim:

;placeholder for future expansion PIAF Dev Team

disallow=all
;allow=g729
;allow=gsm:280
allow=ulaw
;allow=alaw
;mailboxdetail=yes
tos=ef

jitterbuffer=yes
forcejitterbuffer=yes
maxjitterbuffer=800

qualify=yes

No sip_general_custom.conf

allow=g729,ilbc,ulaw,alaw,gsm

O pior é que eu fiz este exercício em sala de aula no treinamento da
VOffice e sei que não era pra ser nada de mais esta configuração... Só que
o maldito PABX da Monytel é todo gambiarrado. Os arquivos de configuração
do Asterisk no nosso PABX estão cheios de resto de outras configs,
comentários, nomes de setores e pessoas de outra empresa, uns arquivos
perdidos que parecem não ter função... troço de doido.

Obrigado pela força pessoal!