[AsteriskBrasil] Escolha de hardware para dois canais E1 em servidor virtualizado (ALG521?)

Marcelo Bello marcelo.bello em gmail.com
Sexta Setembro 14 02:39:05 BRT 2012

Olá a todos,

    Eu preciso ligar 2 links E1 com 30 canais cada no Asterisk. O Asterisk
vai rodar em uma máquina virtual com hypervisor KVM, host e guest são
Ubuntu 12.04.

    Estudei as opções de placas e gateways disponíveis no mercado e estou
pensando em fechar com um gateway da Aligera que converte TDM pra SIP
(ALG521). Quero a opinião de vocês, por favor.

*** Meu processo de escolha foi o seguinte: ***

a) Apesar do baixo preço, Digivoice ficou fora pq aparentemente os drivers
deles não funcionam em kernel 3.0+ (o que além do inconveniente pra mim é
um péssimo sinal quanto à capacidade técnica e/ou nível de investimento
deles nos drivers);

b) Eliminei também todas as placas internas. Estou rodando servidor
virtualizado e espetar uma placa seria viável mas a complexidade de
configuração de PCI pass-through, etc não vale a pena, além de não permitir
usar cluster HA (alta disponibilidade). Vai totalmente contra os princípios
de virtualização;

c) Busquei então as placas externas e encontrei a linha EBS da Khomp
(TDMoIP e SIP, mas só a TDMoIP é viável $), Redfone (TDMoE), Aligera (TDMoE
e SIP) e Digium G100/200 (SIP).

d) TDMoE eu não gosto muito pq é um protocolo não roteável e baseado em
tempo o que em uma máquina virtual pode ser um problema, além de exigir uma
interface de rede dedicada;

e) TDMoIP e SIP são protocolos roteáveis o que permite ligar no switch em
uma VLAN própria e rotear pro servidor onde quer que ele esteja, isso vai
ser muito útil no meu caso.
**********************

     Seguindo esse racional fiquei entre Khomp EBS 2E1 SPX, Aligera ALG521
(duas unidades pq preciso de dois canais) e Digium G200.

     Dessas 3 opções, eu eliminei o gateway da Digium porque só está
disponível através de importadores e sem suporte/garantia/etc e parece não
suportar sinalização R2 (alguém confirma?).

     Entre Khomp e Aligera o preço é bem parecido e apesar de achar a Khomp
uma marca mais confiável, a Aligera parece ser boa também e a idéia de
receber um SIP trunk do gateway pode ser o fator de decisão porque:
(i) elimina toda a complexidade de instalar e configurar drivers
proprietários (a placa da Khomp mesmo sendo externa exige drivers);
(ii) parece que no Asterisk 11 (que já está em beta e é LTS) eu não
precisaria nem instalar o DAHDI;
(iii) imagino que em ambiente virtualizado tratar um protocolo TDM (baseado
em tempo) não é tão interessante quanto lidar direto com SIP;
(iv) transfiro o máximo possível de processamento para um hardware dedicado
o que deve evitar problemas na virtualização;

*** Mas aí vem as dúvidas! ***

1. Falei alguma besteira? Sou novato em VoIP e nunca instalei Asterisk.
2. Existe algum outro gateway interessante (até R$ 6k) que eu não
considerei?
3. Será que esse gateway ALG521 é confiável? Alguém já usou ele?
4. Existe perda de informação/recursos na configuração do Asterisk pelo
fato de eu usar um SIP Trunk ao invés de TDM?
5. Configurar SIP Trunk é mais complexo do que configurar uma conexão TDM?

    Desculpem o email longo e obrigado a todos que leram até aqui!

Abraço,

Marcelo