[AsteriskBrasil] Escolha de hardware para dois canais E1 em servidor virtualizado (ALG521?)

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Sexta Setembro 14 20:29:22 BRT 2012

Marcelo,

Seu raciocínio está quase correto. Tenho máquinas virtuais com redfone
funcionando sem problemas, desde que tenha uma placa de rede DEDICADA para
ligar ao redfone e outra que pode ser compartilhada para os demais clientes.
Com o TDMoE o recomendado é esse mesmo, ter uma placa dedicada em um switch
separado, ou em uma vlan ou ligado direto placa a placa, ou seja, você pode
ligar o redfone em uma porta do switch que seja na mesma vlan que está a
placa dedicada do asterisk.
Quanto a complexidade, cada qual tem suas necessidades. Configurar um sip
trunk é muito fácil, mas se você pegar o jeito com o dahdi também fica
moleza. Os drivers da khomp são facílimos de instalar também, nunca tive
nenhum problema.
A khomp tem suas vantagens por ser nacional. Ou seja, suporte em português
por email e telefone, etc... e é muito estável.
Nunca trabalhei com aligera, então não tenho nenhuma opinião sobre eles.

Bom, é isso ai. Trabalho em uma empresa que é integradora e revenda khomp,
se precisar tanto da compra quanto suporte pode contar comigo.

Abraço,
Alejandro

Alejandro Flores
http://www.triforsec.com.br/