[AsteriskBrasil] Servidor com lentidão

Marco Aurelio Paula marco em aszy.com.br
Quarta Setembro 19 21:11:58 BRT 2012

Caros colegas da lista,

Venho compartilhar um pouco do conhecimento de vocês e expor minhas
dificuldades.
Estou com o seguinte cenário, tenho uma Central Elastix 2.3 - 4gb 4 clock,
rodando em um ambiente vrtualizado kvm do centos 6.2 em um i7 com 8GB de
ram
utilizo também redfone para o E1 da telefonica, tenho um link da ajato de
10mg de internet com uma conta sip, link exclusivo para ligações saintes da
conta sip, para os clientes utilizo ata.

Meu problema é o seguinte em determinada hora do dia as ligações começão a
picotar, isto ocorre geralmente apos as 14 horas que é quando o cat esta
com a media 3 a 20 ligações.
e load average sobe para acima 5.00. Eu fiz vários teste desde ligação
internas e externas, com ata sem ata via softfone.

Pergunto:
Quando temos lentidão na internet esta lentidão também pode afetar as
ligações internas?
Esta lentidão pode afetar o processamento do asterisk ou do servidor com o
reenvio do rtp causado pelo pacote perdido na internet?
Auguem já teve este mesmo problema?

Agradeço a todos,

Marco Aurelio