[AsteriskBrasil] Qual a melhor solução?

Raphael Rodrigues raphaelrrl em gmail.com
Quarta Setembro 26 15:31:37 BRT 2012

Flavio,

tenho um cenário parecido em um cliente, talvez isso possa te ajudar.

            | <----------------------RJ11------------------------------|
     ____|linha tronco nº ex.3001                             |
    |    PABX analogico             |        ____________|ATA FXS ramal
ex.3001
    |                                        |        |
asterisk                 |
    |                                        |        |

    |_______________________|        |

        |Ramal telefonista ex.201          |_______________________ |
        |                                                       | FXO
tronco asterisk URA ex.220
        |-------------------------RJ11--------------------> |

Você deve ligar a interface FXS como um tronco analógico do PABX, e a
interface FXO em uma posição de Ramal do PABX. Do elastix para um ramal é
só programar um tronco e um Outbound Routing na interface do elastix e
passar o ramal de destino.
Do PABX para o elastix você deve programar uma rota no PABX para acessar o
referido tronco. Neste caso essa posição de entrada do elastix deverá estar
associada a um contexto para tratar o recebimento dos dígitos.
    Devo alertá-lo que as vezes a interface FXO fica presa pois tem
dificuldade de identificar o TOM de Ocupado do PABX, sendo necessário
desconectar e reconectar a referida interface (passei por isso com uma PABX
da intelbras, não lembro o modelo agora), espero que não aconteça contigo.

abraço

Em 26 de setembro de 2012 11:56, Hudson Cardoso
<hudsoncardoso em hotmail.com>escreveu:

> [...]
>
> _______________________________________________ KHOMP Inova��o: External
> Board Series M�dulos de 1/2 rack e 1U para todas as interfaces e solu��es
> Asterisk e FreeSWITCH. Tenha a External Series Experience na sua aplica��o.
> Visite�www.khomp.com _______________________________________________
> DIGIVOICE Fabricante de Placas de Voz e Channel Bank 20 anos de experi�ncia
> com E1(R2/ISDN), FXS, FXO e GSM Centro Treinamento - Curso de PABX IP -
> Asterisk - Site www.digivoice.com.br ________ YEALINK: Telefones IP e
> V�deoPhones IP com o melhor custo/benef�cio do mercado. email:

Raphael Rodrigues
Analista de Redes
Linux user number 510457
CISCO ID: CSCO12223327
http://www.softwarelivre-campos.org/

"Felizes aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições",
Sidarta Gautama, o Buda.