[AsteriskBrasil] Gateways GSM com Modem 3G (Dongle)

Giovanni giovbs em gmail.com
Quinta Abril 25 16:59:52 BRT 2013

Olá lista,

Faz um tempo que testei e certifiquei, com teste de laboratório, que o
modem Huawei E160 (alem dos outros originais) funciona uma beleza com
Debian 6 e Asterisk 11 assim compartilhando todas as informações e links
nas listas asteriskbrasil e elastixbrasil (aliais tem outros colegas com
suas contribuçoes antecedentes a minha) baste procurar no histórico das
listas.

Eu pessoalmente nunca testei esta solução em Elastix/Centos pois não é este
mim alvo! Eu estou tentando desenvolver um gateway GSM/SMS completo,
modular e já pronto para se interligar com QUALQUER outro PBX em rede porem
utilizando modem homologados pela Anatel (os da operadoras mesmo) por assim
nunca ter problemas.

Quero informar que o modem E160, como muitos
outros, estão com alguns problemas em rodar em sistemas Elastix/Centos. Já
tem muitos relatos nas listas alem de muitos colegas (quem comprou o modem
na listas poderia relatar) que entram em contato comigo relatando todos
mesmos problemas: modem fica detectado corretamente (ou não), envia e
recebe SMS, efetua e recebe chamadas porem infelizmente tem problemas com o
áudio (Hoje tive relato do colega Sérgio que ouça só da um canal e o de
'VoIp Solution' que não detecta nenhum dos 4 modems).

Para resolver estes problemas (que não estão relatados ao modems) precisa
montar um ambiente de teste e tentar reproduzir por entender o erro ou
achar os problemas. Isso pode demorar algumas horas, dias ou até meses (em
caso de bugs ou incompatibilidade entre softwares).

Quero lembrar novamente que nada tenho a que ver com estas vendas de
modem (na listas ou fora) e que não estou afim de resolver problemas
(conhecidos ou não) por assim vendedores lucrar sem fazer nada. Senhores!
Precisam aprender a cobrarem o suporte a quem lhe vendeu 'algo' em 'troca'
de dinheiro....

Abraço a todos
Giovanni
gbme.com.br