[AsteriskBrasil] Gerar Numero de Protocolo

Wagner wagner em sincronismotelecom.com
Quinta Agosto 1 11:18:24 BRT 2013

-- Gerar código

Pode criar uma AGI que gere o numero e grave em um banco adicional, a lógica de geração do protocolo você que determina pegando o horário da maquina mais algum outro valor, por exemplo inicia a AGI passando como parâmetros ano, mês, dia e hora na AGI ele gera mais um código random e ficaria: ano+mes+dia+hora+codigo_random. Salva este código no banco (você pode setar mais dados banco como por exemplo o numero do cliente que ligou) e repassa isso numa variável para o Asterisk e seta ela no
userfield.

-- Chamando a AGI

Tem duas formas neste caso, iniciar a AGI antes do atendimento da ligação ou iniciar a AGI na fila (isso se você utiliza fila de atendimento) neste caso a AGI vai rodar somente quando a ligação for atendida na fila assim tendo o dado de quem atendeu a ligação).

-- Retornando o numero de protocolo

Usando a AGI antes do atendimento você pode usar o speech do google para falar o protocolo para o cliente. Mas isso dificulta a questão do atendente ter o numero do protocolo (se isso for necessário), só se o telefone do atendente for um IPphone ou Softphone e o mesmo ter na tela do aparelho o numero do cliente e você criar alguma forma dele buscar o ultimo registro no banco para o numero daquele cliente, assim o atendente vai ter o código também. Se você não quiser usar o speech mas que o atendente fale para o cliente o numero do protocolo dessa ultima solução também serve. O unico problema é se o numero do cliente for restrito e entrar duas ligações restritas ao mesmo tempo.

Usando a AGI na fila para retornar o protocolo registrando o protocolo, numero do cliente e numero do ramal que atendeu a ligação você em vez que buscar pelo numero do cliente pode buscar pelo ultimo protocolo gerado para o numero do ramal do atendente e assim fazer a busca no banco e retornar o protocolo. Este ultimo caso não da para utilizar o speech (que eu acho muito legal).

Nunca usei o ResetCDR(w) para dar pitaco sobre ele mas pelo que entendi no que li no voip.info essa opção: "w — Store the current CDR record before resetting it." só vai gerar mais confusão no CDR do que solução.