[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: Perda de conexăo com vono

Fernando - NextBilling IP Solutions fernando em nextbilling.com.br
Quinta Agosto 8 23:38:45 BRT 2013

Pessoal.

A correria ta grande, e tá difícil responder, rsrs.

Seguinte, o que ta rolando com a vono, nĂŁo Ă© necessariamente falha de DNS ou falha de conexĂŁo.

Segundo o que analisei, Ă© DNS em partes.

Eles tem uma entrada SIP, em loadbalance no domĂ­nio vono.net.br.

Certo, até aí tudo bem; Até onde consegui analisar, esse apontamento está sendo feito para os hosts sbc3, sbc4 e sbc5.vono.net.br respectivamente.

Ok! Vamos ao problema de dar caixa postal.

Na minha análise, sempre que você liga para o seu DID e ele dá caixa postal, se vc analisar no CLI do seu Asterisk, verá que na maioria das vezes a vono tenta te entregar a chamada, e seu Asterisk recusa como SIP 404 ou SIP 401, ou seja, seu Asterisk recusa a chamada.

Por que? Simples: Quando seu Asterisk se registrou com a vono, ele se registrou em um dos Hosts que a vono trabalha, que seria o sbc3, sbc4 ou sbc5.

Refinando a explicação, seu Asterisk sabe que quando ele se registrou, o endereço vono.net.br resolvia para o IP no host sbc3.vono.net.br (201.86.87.22), mas o loadbalance da vono já está em ação e a vono tenta te entregar a chamada como sbc4 (201.86.87.35) ou sbc5 (201.86.87.36).

Certo, com base nisso, se o seu Asterisk inicialmente resolveu o endereço vono.net.br como sendo o IP (201.86.87.22) e a vono tenta te entregar sua chamada de um outro IP, seu Asterisk “certamente” vai recusar a chamada, pois ele não vai encontrar nenhuma entrada em seus peers com o IP da Vono.

Solução? Sim, temos.

Visto que para vono, sempre usamos o cabeçalho SIP X-vono-DDR para saber o número do DID, tudo que temos que fazer é criar as entradas no sip.conf para todos os ips da vono.

Seria algo mais ou menos assim (arquivo sip.conf, onde vocĂŞ cria os ramais):

[201.86.87.22]

Type=friend

Host=201.86.87.22

Port=5060

Fromdomain=vono.net.br

Context=seu-contexto-vono

Disallow=all

Allow=ilbc

...mais opções aqui

[201.86.87.35]

Type=friend

Host=201.86.87.35

Port=5060

Fromdomain=vono.net.br

Context=seu-contexto-vono

Disallow=all

Allow=ilbc

...mais opções aqui

[201.86.87.36]

Type=friend

Host=201.86.87.36

Port=5060

Fromdomain=vono.net.br

Context=seu-contexto-vono

Disallow=all

Allow=ilbc

...mais opções aqui

Bem, agora ta feito! O que fizemos?

No registro do peer principal, ele sempre vai se registrar usando vono.net.br e vai funcionar normal. Quando a vono tentar te entregar de um outro IP diferente do obtido no momento do registro, seu Asterisk vai ver que existe a entrada para os outros IPs e entĂŁo liberar a chamada para o seu contexto da vono, como aconteceria com sua entrada original do DID.

NĂŁo sou muito bom com tutoriais entĂŁo espero que eu tenha sido claro.

Caso alguém queira pegar essas dicas e re-escrevêlas de uma forma mais explicativa, podem ficar a vontade.

Até mais pessoal.

Atenciosamente,

Fernando da Silva Santos

CEO – Chief Executive Officer