[AsteriskBrasil] Asterisk/Elastix com 3 links de internet.

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Agosto 9 16:22:56 BRT 2013

Em 09-08-2013 14:47, Renato Siqueira escreveu:
> Pessoal, já estou a uma semana tentando fazer funcionar e sem sucesso.
> Alguem tem uma sugestão?
> Meu cenario é um elastix direto no modem. porem, agora preciso
> aumentar a banda, e foi solicitado 3 links de internet apenas para o
> voip, mas nao estou conseguindo 'unificar'.
> Não posso usar a solucao de inserir mais uma placa de rede, os slots
> ja acabaram.
> Estava tentando 'unir' com o brazilfw mas estou tendo muita
> dificuldade. Existe alguma solucao mais funcional?
> Quando falo 'unir', seria algumas ligacoes por um link e outras por
> [...]

Olá!

         Bem, aparentemente é só colocar no fw via iptables que todos
pacotes UDP que chegarem na porta 5060 e 10.000 a 20.000 (depende de
como está no Asterisk) irão ser redirecionados para o IP reservado do
Asterisk via DNAT, contudo precisa colocar "nat=yes" no sip.conf para
clientes SIP se conectarem de fora, mas aí terá que fazer o
balanceamento distribuindo os IPs entre os clientes SIP de fora, pode
ser por DNS, mas não aconselho.

         Para saída, INVITE por exemplo, você deve usar o mesmo IP que o
cliente se registrou, aí precisa fazer algo ativo, algum script por
exemplo, que altera a tabela de roteamento a cada registro, dizendo para
Linux por qual dos links deve sair o pacote para determinado IP do
cliente. Se seu Asterisk que está se registrando, então cria uma entrada
de roteamento para cada IP de destino com o qual você vai se registrar.

         Usar o nexthop do iproute2 para balancear os links não vai ser
boa ideia, pois o cache se perde muito rápido e aí vai ocorrer de sair
pacotes por um IP que não é o mesmo que foi registrado.

         Pelo que pude entender é isso, tenho o Asterisk com 2 links.

--
[]'s

Junior Polegato