[AsteriskBrasil] Compartilhando uma ideia de Monitoramento de PABX

Eduardo Assis - Pro Redes eassis em linuxmail.org
Quarta Agosto 28 09:45:38 BRT 2013

Sei que existem inumeras ferramentas para monitoramento do PABX Asterisk.

Mas sempre fui adepto de desenvolver minha propria ferramenta e ir adicionando as necessidades sem depender de ninguem.
Nesta tela mostro como desenvolvi uma ferramenta para monitorar os Asterisk dos meus clientes.

http://postimg.org/image/f8mckd0yr/full/

Do Numero 1 ao 12 são os Chips, consigo verificar os que estão fora da bandeja, e a qualidade dos sinais.

Do E1 até o final é o monitoramento dos Links E1 R2.

Nas placas GSM e E1 estou utilizando placas Digivoice.

Este Monitoramento é feito de 5 em 5 minutos, sabendo se está ON LINE ou OFF LINE o PABX ou se está sem Internet.

Quando o E1 está com alarme ou o PABX está sem internet, ele dispara um email para o cliente lhe informando.

Abraços.

Eduardo Assis
19 9256-4050
19 3406-7524