[AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle

Daniel Feliciano danielfelicianoseg em hotmail.com
Quinta Agosto 29 22:45:59 BRT 2013

Acho a palavra "Gambiarra" mto pejorativa pelo o que vem sido apresentado aqui, se pararmos para analisar, talvez mais de 50% das coisas que utilizamos hj sao ou ja foram uma tremenda gambiarra, mas nao vemos ou ignoramos pelo fato de estar "industrializado". Nunca entrei em flames aqui, e evito, mas nesse assunto em particular como foi colocado, me senti na obrigacao de participar com a minha humilde experiencia, de forma positiva, mas tambem um desabafo pessoal :-).
Trabalho a mais de 8 anos numa distribuidora de produtos de seguranca eletronica, com as mais diversas marcas, modelos e tipos: centrais de PABX, alarmes, CFTV etc. E o que observo desde o inicio e que todas, praticamente sao a mesma coisa, só mudam a caixa, troca uma funcao, coloca sua logo na inicializacao do aplicativo e por ai vai, apesar de ser o mesmo produto eles acabam que na pratica nao ficam como se fossem o mesmo produto, sabe pq?
Por que uma fábrica, monta e nao testa, a outra só importa, outra testa mas nao tem estoque, enfim, até as que dizem que sao produzidas 100% nacional, na verdade nao sao, nos que somos meros "consultores", na grande maioria sabemos mais e resolvemos os problemas do que os que "criaram/fabricam" o produto, isso é uma vergonha! (nesse ponto acho que nosso colega Marcio, deve saber bem do que estou falando)
Concordo com o que o Everton diz, as vezes temos a impressão que  pelo fato de um produto vir numa embalagem, com um cnpj, bla, bla,bla tem um brilho a mais do que outros, talvez isso fosse uma verdade absoluta a mto tempo atras, mas se lembrarmos do inicio da história do nosso amigo Steve Jobs, será que nao se assemelha com o que estamos vivendo agora? Onde ele tinha a IBM como principal concorrente, uma impressa seria e ja consolidada no mercado, contra uma equipe de nerds hipongas que faziam tudo numa garagem
Talvez estejamos presos a conceitos que já nao sao tao validos ou que talvez nunca o fossem. Na minha opniao um produto bom, seja ela "gambiarra" ou "não", é o produto que tem SUPORTE, pois todos estao propensos a falhas e melhorias e o que faz isso ser contornado é o SUPORTE, sem ele, talvez nem tivessemos uma TV em casa hj. Pois como disse inicialmente, cansamos de receber materiais de todos os tipos, que a primeira vista nao tem que fazer nada, entao passa 1, 2 meses e comeca a receber dezenas de atualizacoes para ajeitar os equipamentos "profissionais homologados".

Marcio, tambem faltou considerar que esse cara que vc citou, considerando os dados que vc passou, teria problema da mesma forma com "produtos profissionais", pois ele sim, nao é um PROFISSIONAL, isso faz mais diferenca do que o proprio produto acredite. Ja trabalhamos com material "bomba" que sobreviveu no mercado, contra material top de linha do concorrente, que por nao ter SUPORTE, foi considerado pior do que o primeiro.

Date: Thu, 29 Aug 2013 19:22:44 -0300
From: otavioasterisk em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle

Boa noite lista.
Márcio, sou um feliz cliente do Giovanni e de seus gateways.
Antes utilizava gateways da Goip q, de um dia pro outro, simplesmente pararam de funcionar e me deixaram na mão.

Estou utilizando um Alix + 4 modens (não me lembro o modelo) com teste de portabilidade do Udson (brfone telecom) e recomendo 100%. Qualidade de ligações 100%, nunca tive travamentos ou queda nas ligações e esse cenário já está há 30 dias em produção e nesse período, nenhum problema.

Já adquiri o segundo gateway, agora com 8 modens (e303) q está previsto para ser implantado num cliente em no máximo 15 dias, e não tenho o menor receio, tanto pela qualidade, quanto pela suporte q recebo da dupla Giovanni e Udson.

E fique tranquilo pois não tenho interesse nenhum em divulgar pois não sou patrocinado pelo Giovanni muito menos pelo Udson. Simplesmente acho que temos q divulgar o q é bom.
Antes de adquirir o gateway do Giovanni, eu montei um com um server rodando debian + modem porém tive alguns pouquissimos problemas com travamento, porém não tendo tempo para afinar a configuração, resolvi comprar.... E mesmo com esses problemas, a qualidade da ligação era perfeita e não tinha quedas...

Abraços a todos...