[AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Sexta Agosto 30 10:32:28 BRT 2013

Pessoal,

NOTA: Não descrevo todas as etapas do processo, apenas de forma bem
genérica e de alto nível ao interesse da discussão. As especificidades
competem exclusivamente a aqueles que empreenderão na fabricação em escala
de produtos.

Aos profissionais e amadores:

Como um gateway profissional é feito:

Pega-se N módulos GSM, uma interface de controle, uma fonte e um gabinete,
monta-se tudo de forma que o conjunto funcione adequadamente ao propósito
estabelecido e comercializa-se. Tudo isso partiu de um protótipo, com
módulos soltos, fios da fonte de alimentação conectados de forma simples,
etc...

Como um gateway amador é feito:

Pega-se N módulos GSM (no formato de um modem 3G, que nada mais é que um
módulo GSM num gabinete de propósito definido), uma interface (hub
usb/servidor), uma fonte de alimentação (hub usb), monta-se da forma mais
adequada ao ambiente onde será instalado e comercializa-se.

Qual a diferença?

No dito profissional, existe um processo de fabricação em escala, depois
que o protótipo passou por sua fase de construção, que insere um gabinete
bonito, pintado, padronizado, com componentes padronizados (módulos gsm,
fonte, gabinete, interface de controle, etc).

No dito amador, existe um processo artesanal, construindo cada instalação à
sua própria forma, com pouca ou nenhuma padronização (devido à
característica artesanal), com módulos diversos (aquele modem que está mais
acessível/disponível ou cujas experiências passadas foram positivas),
interfaces (hubs/distro/asterisk) diversas, fontes (hubs) diversas e
processos de montagem diversos.

Basicamente, o artesanal deixará de ser chamado assim quando começar sua
produção em escala, com componentes padronizados, com uma marca e
proprietária que possa suportá-los.

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/