[AsteriskBrasil] RES: Gatway com chan_dongle

Hudson Cardoso hudsoncardoso em hotmail.com
Sábado Agosto 31 00:04:00 BRT 2013

   Há Clientes e "crientes".   Se um deles não se importa com ''e$$e'' detalhe de fundo de quintal, seja feliz.

Hudson
(048) 8413-7000
Para quem nao cre, nenhuma prova converte,Para aquele que cre, nenhuma prova precisa.

From: paulofernandes em maisradio.com.br
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Date: Fri, 30 Aug 2013 23:48:23 -0300
Subject: [AsteriskBrasil] RES:  Gatway com chan_dongle

Pelo que entendi, conhece bem Khomp e não recomenda, mas há meses testa e desenvolve.Não conhece e não quer testar Chan_Dongle, mas critica ferrenhamente. Só por esta discrepância é estranho se portar assim. Há algo errado.Prefere algo proprietário ruim do que desenvolver algo aberto que dá sinais de excelente qualidade. Eu tentaria desenvolver algo novo e não ajudar uma empresa que como seu cliente diz, não quer mais nem uma arruela. A não ser que as arruelas me seja mais vantajoso financeiramente. Sobre modens GSM, não posso comparar a maior fabricante HUAWEI com nenhuma outra , infelizmente não há comparação. Prefiro confiar numa empresa do porte da Huawei do que em qualquer outra. Por fim não sei de onde tirou que o produto não tem estabilidade, se não testou.
E não sei de onde tirou que é improvisação, se a maioria dos modens huawei vem com opção já ativada de voz, são feitos para isso também. Acho que você está confundindo modem Paraguai com modem original huawei. Modem huawei deve ter no mínimo 100 vezes mais de engenheiros e profissionais 100x mais habilitados do que Khomp. A improvisação é num HUB USB? Acha mesmo que a gambiarra é um HUB USB?Ou não quer admitir que está diante de algo sério e que funciona a contento? Acho que deve admitir ou realizar seus próprios testes para que sua opinião seja mais  carregada de informações relevantes.     De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Marcio - Google
Enviada em: sexta-feira, 30 de agosto de 2013 22:36
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Gatway com chan_dongle Putz, como disse a algum tempo atrás, estou velho pra flames ... mesmo tendo 35 anos, tenho o corpo e cabeça de 60 ... 300mg/dia de morfina + 40mg/dia de metadona são fantásticas para causar esse efeito. Recomendo!Não vou mais responder, exceto se convencido ao contrário ... rsrsrs Bom, como diria Jack, vamos por partes: 1. Não me referi a você ou a seu trabalho em especifico Giovanni, me referi a gambiarras em geral, infelizmente o chan_dongle é a bola da vez. Sobre a sua oferta, gostaria muito de aceitar, mas eu não consegui convencer nenhum colega que assumiu meus clientes a colocar em produção, para um teste real. Em laboratório não acredito que tenha muita serventia, além disse estou atarefado com 5 equipamentos de 3 fabricantes. Se mesmo assim achar interessante, vamos lá. 2. Vamos definir "gambiarra": 2.1. Segundo a Wikipédia: (Subst. Fem.) No Brasil, o significado predominante seria "improvisação". ... O termo "gambiarra" costuma ser usado também como adjetivo, significando "precário", "feio", "tosco", "mal acabado". 2.2. Segundo o Michaelis: Ribalta de luzes na parte anterior e superior dos palcos. 2 Serviço elétrico malfeito, especialmente com a finalidade de obter energia elétrica de maneira ilegal.2.3. Segundo o Marcio: Improvisação, utilização de equipamentos fora da especificação ou proposito original, produto sem estabilidade/segurança/garantia. 3. Por favor, não sei o que é pior, GoIP e mais meia dúzia de tranqueiras chinesas. Isso não é parâmetro para comparação. A concepção inicial do GoIP é puramente para explorar o mercado de SMS Pirata, nada mais. Ah, ele é uma gambiarra industrializada ... rsrsrs 4. Na comparação de processo industrial X artesanal, basicamente é isso. Mas suprimiram alguns fatores e informações muito importantes: qualidade dos componentes utilizados, projeto e equipe de engenheiros dedicados ao desenvolvimento do produto, e principalmente continuidade e padronização do hardware. O oposto do chan_dongle, que com outro colega mesmo disse, usa-se o pen-modem disponível! 5. Sim, tudo é modem GSM, mas cada um foi projetado para um tipo de uso, para um perfil. Da mesma forma que existem capacitores melhores e piores, existem modens GSM melhores e piores. No mundo existem poucos fabricantes realmente de modem GSM, dá pra contar nos dedos, e a maioria deles tem os de primeira linha, de segunda linha e de terceira linha, além dos perfis de uso. Ai vai do fabricante do gateway usar o adequado. Assim é com todas as outras partes. 6. Sim, tem um monte de fabricantes que usam tudo pronto e só colocam a marca, e são facilmente identificáveis. Eu não uso esse tipo de produto.  7. Fazendo uma analogia a qualidade dos componentes, placas, modens e etc. Sabe aquele pneu de carro 175x70R14? Pois é, do mesmo fabricante com as mesmas medidas você encontra de diferentes valores, e sabe porque? Cada um foi feito para um perfil de uso, vai de você colocar o adequado no seu carro para o seu uso. Se você colocar o inadequado ele pode durar menos, não conseguir frear corretamente, não ter a estabilidade necessária e por ai vai, mas vai rodar. 8. Com certeza absoluta todos, sem exceção, os pen-modens usados pelo chan_dongle usam modens GSM baratos, para perfil de uso doméstico onde não há exigência de qualidade, ou mesmo se ele parar, no máximo vai aborrecer o usuário, não vai causar prejuízos financeiros. E com mais certeza ainda não foi projetado para alta carga e operação continua. Ao contrário dos gateways, que pelo menos deveriam usar os de primeira linha com perfil voltado a alta carga e operação continua, os chamados industriais. Sabemos que muitos não o fazem, ai vai de você conhecer o equipamento. 9. Sempre, desde o começo, usei equipamentos profissionais. Volto a repetir, o cliente que precisa de 16 canais GSM e não tem 12-13 mil pra pagar em um gateway profissional, tem algo errado! 10. Até concordo que as margens de lucro dos fabricantes muitas vezes são abusivas. Um modem GSM de primeira linha em escala não custa mais de USD$40,00. Então porque um módulo custa USD$350,00? Parte desse valor é lucro, outra parte é custo de pesquisa, desenvolvimento e produção, mas um fatia bem grande é para o chamado "Seguro de Responsabilidade Civil". Trocando em miúdos e a reserva que a empresa faz para caso cause prejuízos para um cliente e seja condenada judicialmente a ressarci-lo. Algumas contratam esse seguro, outras simplesmente embutem isso como custo de produção. Certa vez surgiu a oportunidade de entrar diretamente em um cliente de grande porte, o primeiro. Ele usava Avaya com 600 PAs e precisava ampliar/modernizar. Me apresentaram ao diretor de tecnologia e depois de muito telefone e e-mail ele resolveu me dar uma chance, marcou uma reunião para eu apresentar o projeto. A única coisa que ele disse: "se exitar ou gaguejar uma vez que seja, está fora." Cheguei na reunião com um projeto/proposta da solução completa por 1/8 do preço da Avaya. Me colocaram em uma sala de reuniões sentado sozinho em um lado da mesa, em uma cabeceira estava o diretor de tecnologia e na outra o vice-presidente, do outro lado da mesa uns 10 técnicos/engenheiros. Passei por uma sabatina de 4 horas, estava quase tendo um colapso, até então o vice-presidente, um senhor de uns 50-60 anos, não tinha dado uma única palavra, fica só reclinado na cadeira escutando. Depois de 4 horas aproximadamente ele encostou na mesa, interrompeu e disse: "já vi que tecnicamente ninguém nessa sala vai conseguir te contestar, nem mesmo aquele ali da ponta que é o engenheiro da Avaya responsável pelo projeto. Até agora você não gaguejou, não ficou em dúvida ou deixou de responder qualquer questão. Não estou propenso a fechar com a Avaya porque acho que a sua solução não funcione, pelo contrário, ou porque a deles seja melhor, ou porque é mais cara ou porque eles são mais bonitos. Se eu contratar a Avaya e tiver algum problema eu irei processa-la e sei que ela terá capital para arcar com as prováveis indenizações. E se eu contratar a sua, quem irei processar? Pelo que entendi há pelo menos quatro fornecedores envolvidos. Irei processar você, o responsável pela solução! Agora me diga, você tem capital para suportar um processos desses? Tem ideia de quanto custa o minuto parado de nossa operação? Acho que não!" Fiquei parado, não sabia o que responder. Após uns 30 segundos de pausa que parece que duraram 30 minutos, ele continuou: "Me apresente uma apólice de responsabilidade civil de meio milhão por 36 meses, em 72 horas, e o projeto é seu.". Eu só respondi: "Fechado!", sem ter a menor ideia de quanto custava isso. Ele levantou e saiu da sala junto com a maioria. O engenheiro da Avaya saiu rindo, pois provavelmente sabia o custo disso. O diretor de tecnologia só me disse: "Boa sorte, você vai precisar!" Sai de lá já correndo atrás, quando recebi os primeiros orçamentos quase infartei. Faltando umas 3 horas para o prazo esgotar consegui fechar com uma seguradora que já enviou a apólice direto pra eles e eu fechei o contrato. Hoje eles são o meu único cliente direto ainda, mas só presto consultoria, não entra um parafuso lá sem meu aval. Sabe quanto me custou o seguro? Quase 2x o meu lucro no projeto! Pois é, tive um enorme prejuízo. E o que eu mais queria eu não pude fazer, usa-los como vitrine. Mandei o meu contrato de meras 5 páginas, uma semana depois o jurídico deles me devolveu com quase 50 páginas e com um recadinho: "Nem pense em querer tirar ou colocar algo!". Dessas 50 páginas, umas 5 eram dedicadas ao maldito NDA, mais umas 5 as consequências de quebra-lo! Ou seja, nunca pude citar o nome deles ou qualquer aspecto técnico da solução, exceto que usam "Asterisk" e tem mais de 1.500 PAs ativas, hoje. Eles me trouxeram muitos outros clientes, mas por iniciativa deles. Ou seja, o "quanto custa"  a solução é um dos fatores de menor peso para o médio e grande porte, e até menos para o pequeno, que é administrado e não empurrado com a barriga. Nunca passei a mão em cabeça de fabricante ou fornecedor, e sempre fui muito criterioso nas homologações para todos os clientes. E como a Khomp foi citada nos seus "primórdios" ... rsrsrs Conhecia a Khomp de nome, mais nunca tinha usado. Um dia resolvi comprar um EBS GSM (lançamento) para uma parceria. Logo de cara, nos primeiros testes, me estranhei com o channel. Cheguei a pensar em devolver. Em uma conf com o pessoal do desenvolvimento, nos estranhamos mais ainda, pois disse que o channel não era estável, era um beta ou algo do tipo. Foram ríspidos comigo e eu com eles. Implementaram alguns requisitos e fiquei com o equipamento. Na sequencia tive a infeliz ideia de envia-lo para esse cliente ai de cima. O tal seguro quase me fez falta. De vários problemas, na última vez o famigerado channel derrubou parte da operação, o estrago só não maior pela forma como o ambiente foi implementado e opera. Umas 300 PAs ficaram indisponíveis por exatos 72 segundos e caiu mais umas 100 ligações. Foi o suficiente pra eu receber uma ligação do vice-presidente perguntando se eu ainda tinha o seguro, pois se o problema se repetisse novamente eu precisaria dele, e que só não iria precisar agora em homenagem aos últimos 5 anos de serviços irretocáveis.  Uns 3 dias depois recebi o equipamento de volta por sedex a cobrar com um bilhete do diretor de tecnologia: "Em consideração a nossa amizade e aos últimos 5 anos, nunca mais me mande um produto desse fabricante. Nem arruela!" Ha alguns meses estou testando pelo menos uma dezena de updates do channel e estou com uma versão nova do EBS. Chegamos a passar 2 semanas rodando testes com pacotes específicos do channel para debug, tentando identificar os bugs e corrigi-los. Não falei mais com a pessoa que achou ruim quando disse que o channel não era estável, e hoje tenho certeza que não era. Mas depois de uma conversa produtiva com um dos diretores, as coisas estão fluindo mais, estamos interagindo mais e consequentemente os problemas vem sendo identificados e corrigidos. Ainda tem muito coisa a ser feita, e sinceramente ainda não tenho segurança em mandar um produto deles para um ambiente de grande porte. Eles tem vários outros produtos impares no mercado, mas hoje tenho um pé atrás. Acho que falta um programa de "beta-testers" e mais tempo em desenvolvimento. Pelo menos componentes de qualidade eles usam, e não dá pra comparar com gambiarras ou mesmo GoIP da vida. Mas eles tem estrutura para isso e podem melhorar! Tem gente dedicada a isso, recebendo salário para isso! Falta abrir a cabeça um pouco. Tem pessoas excelentes lá, o profissional que tenho contato direito é muito bom. Apesar do começo ruim, é um dos fornecedores que estou apostando para um projeto que está no formo. É o chan_dongle e seus pen-modens? Se eu tivesse sido processado pelo cliente, teria levando a Khomp junto. E se fosse o chan_dongle com os modens Huawei? Ia coloca a Huawei no meio? Ou o Makhutov e o Vagin? A Huawei no mínimo iria rir e simplesmente contra-argumentar que o produto não é para isso, e não é mesmo. No máximo eles iriam me processar por ter debloqueado o uso de voz, alegando patentes e segredos industriais. Alguns vão dizer que deve ter uns 5 callcenters desse porte no país! Eu vou repetir que o cliente que quer usar 16 canais GSM e não tem 12-13 mil para comprar um equipamento profissional tem que fechar as portas! Porque com certeza não tem pra isso, mas tem pra trocar de carro, reformar a casa, viajar e etc. Brasileiro tem que parar com esse negócio de "jeitinho". Usar chan_dongle + pen-modens em casa ou no escritório para uma, duas linhas no máximo, onde se o sistema tiver que ser reiniciado ou ficar fora por 10-20 minutos não vai afetar nada, tudo bem. Acho que é inclusive esse o objetivo do chan_dongle. Agora, como está sendo colocado e feito propaganda, de colocar 10-20 pen-modens pendurados em um hub USB para aguentar a carga de um callcenter, me poupe, é demais pra mim. Isso pra mim ultrapassa o conceito de gambiarra. Por último, o projeto está praticamente abandonado (um ano se atualizações) e tem vários issues pendentes. Até andei analisando o source e pensei em mexer, mas da forma que as coisa andam larguei de mão. Amanha ou depois vou ser processado por culpa de um "sem noção". Sem contar que acho que o negócio está sendo desvirtuado a ponto de acabar prejudicando fabricantes sérios e profissionais, e não vou compactuar com isso. UFÃ, consegui terminar de redigir, após umas 7 horas ... kkkkkkkk
[...]'s

Marcio ========================================########### Campanha Ajude o Marcio! ###########http://sosmarcio.blogspot.com.br/http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793======================================== Em 30 de agosto de 2013 10:12, Asterisk - Junior Polegato <asterisk em juniorpolegato.com.br> escreveu:Olá!

        Outro fator importante, em se falando de valores, estão esquecendo de somar impostos INSS, FGTS, Férias, 13º, sindicato, entre outros benefícios dos funcionários, ISS, ICMS, IPI, ST, PIS, COFINS, IRPJ, contabilidade entre outros para a Empresa, além do custo operacional como telefone, energia elétrica, aluguel, manutenção, etc. Além disso teria o imposto de importação e companhia na importação do Alix ou outro.

        Não esquecendo que é uma empresa e visa lucro, não dá então para comparar valores chan_dongle com produtos comerciais.

        Agora qualidade técnica, fiquei impressionando, coloquei um modem E156B no meu note de desenvolvimento, desbloqueei a voz e saí usando. Somente tive que alterar o código para suportar PDU/GSM e USSD nesse modelo e pronto, funciona tudo! E funciona muito bem!

        Se alguém abrir uma empresa, uma caixa bonita (marketing), suporte 24h e garantia, e reduzir o lucro para o valor ficar abaixo do mercado, vai fazer dinheiro com certeza!

[]'s
         Junior Polegato

Em 30-08-2013 10:32, Alexandre Cavalcante Alencar escreveu: Pessoal,  NOTA: Não descrevo todas as etapas do processo, apenas de forma bem genérica e de alto nível ao interesse da discussão. As especificidades competem exclusivamente a aqueles que empreenderão na fabricação em escala de produtos. Aos profissionais e amadores: Como um gateway profissional é feito: Pega-se N módulos GSM, uma interface de controle, uma fonte e um gabinete, monta-se tudo de forma que o conjunto funcione adequadamente ao propósito estabelecido e comercializa-se. Tudo isso partiu de um protótipo, com módulos soltos, fios da fonte de alimentação conectados de forma simples, etc... Como um gateway amador é feito: Pega-se N módulos GSM (no formato de um modem 3G, que nada mais é que um módulo GSM num gabinete de propósito definido), uma interface (hub usb/servidor), uma fonte de alimentação (hub usb), monta-se da forma mais adequada ao ambiente onde será instalado e comercializa-se. Qual a diferença? No dito profissional, existe um processo de fabricação em escala, depois que o protótipo passou por sua fase de construção, que insere um gabinete bonito, pintado, padronizado, com componentes padronizados (módulos gsm, fonte, gabinete, interface de controle, etc). No dito amador, existe um processo artesanal, construindo cada instalação à sua própria forma, com pouca ou nenhuma padronização (devido à característica artesanal), com módulos diversos (aquele modem que está mais acessível/disponível ou cujas experiências passadas foram positivas), interfaces (hubs/distro/asterisk) diversas, fontes (hubs) diversas e processos de montagem diversos. Basicamente, o artesanal deixará de ser chamado assim quando começar sua produção em escala, com componentes padronizados, com uma marca e proprietária que possa suportá-los.   Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitprohttp://blog.alexandrealencar.net/
http://www.alexandrealencar.net/http://www.alexandrealencar.comhttp://www.servicosdeti.com.br/COBIT, ITIL, CSM, LPI, MCP-I  2013/8/30 Sylvio Jollenbeck <sylvio.jollenbeck em gmail.com>Hudson,     Concordo com a sua opinião. um produto só se torna estável, maduro e seguro quando alguem, mesmo que apenas Um, acredite na ideia. Um solução com 16 dongle custa o preço de 1 placa gsm com 4 canais no brasil. Eu acredito que se juntos, não na visão de usuários, mas na visão de desenvolvedores, podemos usar o dongle sem qualquer problema, trocar experiencias. etc. Abs, Em 30 de agosto de 2013 10:02, Hudson Cardoso <hudsoncardoso em hotmail.com> escreveu:     Não gosto muito de participar  de debates "Flames", mas....     Há muito tempo atrás, uns 12 anos eu acho, conheci uma empresa pequena, tipo fundo de garagem,um monte de tralha espalhada pelas mesas, dois malucos soldando "pecinhas", e um magrelo alto tentandome empurrar uma solução que seria o futuro da Telecom, assim nascia a KOMP,   Nunca usei uma Komp na minha vida por causa de imagem que tive, so Digivoice, ate que no mes passado,fui convidado a conhecer os produtos dela.   Mudei completamente minha idéia, placas muto bem feitas(antes eram muito grandes), ambiente limpo, organizado,ao nível de Digium.   Agora me pergunto, eles não começaram assim ? como um dongle da vida?   A diferença entre fornecer uma gambiarra e um produto sólido, é se ele atende o cliente, com qualidade e preparotécnico, já fiz isso muitas vezes, pra solucionar o problema do cliente, mas deixava ele bem ciente disso, se ocara tem consciência de que tá comprado algo fundo de quintal, não vejo problema, mas usar essa artimanhaem uma venda profissional, é no mínimo desonesto, nefasto e desleal.   Vou até comprar um pra fazer teste aqui em casa, como conhecimento, qual deles vai ser, ou quanto tempo esse trem vai durar? não sei, mas o cliente tem que ciência completa do que se trata.    Esse é meu ponto de vista.

Hudson  (048) 8413-7000 Para quem nao cre, nenhuma prova converte,Para aquele que cre, nenhuma prova precisa.  Date: Fri, 30 Aug 2013 09:38:17 -0300