[AsteriskBrasil] Originate

tel medola tel.medola em gmail.com
Terça Fevereiro 19 09:07:29 BRT 2013

Bom dia.

Pessoal, estou com uma dúvida sobre plano de execução no asterisk.

Preciso analisar o telefone que será discado e dependendo dele, sair por um
outro tronco.
Exemplo:

Action: Originate
Channel:  ???
Codecs: alaw,gsm,ulaw
Callerid: <ID>
MaxRetries: 0
Context: planoteste
Extension: <FONE>

Meu contexto ficaria mais ou menos assim:

[planoteste]
exten => _ZZ[2-9]XXXXXXX,1,Dial(${TRONCO1}/021${EXTEN})
exten => _NXXXXXXX,1,Dial(${TRONCO2}/${EXTEN})
same => n,Queue(fila)

Minha dúvida e quanto ao Channel do originate:

Se eu colocar um ramal(SIP/9001), eu vou precisar criar vários ramais
"virtuais" para controlar a discagem. Em um universo de 60
chamadas simultâneas a quantidade teria que ser grande e controlar isso
seria muito complicado, sem contar que eu vou ter de jogar fora todo o
controle que fiz no servidor.
Ao passo que se eu colocar TRONCO/TELEFONE, não vai passar pelo plano de
execução para analisar qual ele deve acionar.

O servidor está funcional, porém surgiu a necessidade de uma determinada
fila usar um outro contexto para a discagem. Ai estou com esse problema.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado.
Roberto.