[AsteriskBrasil] Placa de Rede funciona como Placa de E1

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Janeiro 18 16:53:06 BRST 2013

Olá!

         Veja o quadro de um cliente:

1. SIP com link dedicado chegando num Gateway de 16 portas analógicas
que entravam num PABX analógico, tínhamos 16 números de entrada,
funcionou bem, mas tinha alguns delays na voz.
2. Evoluímos para um mix com Asterisk, SIP no Asterisk, 8 linhas caíam
no Asterisk e 8 no Gateway, não funcionou muito bem, bagunçou um pouco,
principalmente para transferir chamadas, chamadas mudas e delays.
3. Passamos para ter todas as linhas no Asterisk, com telefones IP nas
mesas e celulares Nokia e Android com VoIP, funcionou bem, mas tinha
ainda delays e chamadas mudas.
4. Passamos para E1 com sinalização ISDN, nem quis pegar/testar R2,
compramos a placa E1 da Digium, telefones IP nas mesas e software VoIP
nos smartphones, 100% agora.

         Se a GVT colocar o Gateway E1 para SIP dentro da sua empresa e
você ligar a porta ethernet desse gateway diretamente numa placa
ethernet (rede) dedicada no Asterisk, creio que não terá nenhum
problema, mas se colocar no switch poderá ter problemas. Agora se
precisar de um link dedicado entre você e a GVT, vai ter uns delays de
vez em quando.

[]'s
         Junior Polegato