[AsteriskBrasil] raspberry pi

Marcio - Google marciorp em gmail.com
Terça Julho 2 17:26:10 BRT 2013

Poxa, e eu que me considerava dinâmico até demais ... rsrsrs

Não é ar de superioridade, é conhecimento de causa.
Já analisou o projeto dela? Sabia que ela nada mais é que uma plataforma
para desenvolvimento de projetos em cima do Broadcom BCM2835? Assim como a
Microchip, Texas e etc tem a suas.
E o BCM2835 nada mais é que uma pastilha que encapsula o ARM11, GPU,
memória e etc.

O objetivo dela é você desenvolver produtos com custo de projeto reduzido,
sem precisar ficar fazendo protótipos e mais protótipos.

A Broadcom pegou a pastilha e colocou em uma placa que possibilita explorar
os recursos dela, só isso. Ou se quiser melhor, patrocinou uma comunidade
para faze-lo.

Ai o cara que quer desenvolver um produto pega a placa, desenvolve todo o
software em cima dela, testa os recursos, separa só o que realmente precisa
e economiza pelo menos 3/4 dos protótipos que precisaria da forma
convencional.

Depois de tudo pronto ele manda o projeto para um fabricando (uma Foxconn
da vida) que faz uma placa só com os recursos realmente necessário
(entenda-se as trilhas, componentes, conectores e etc) e a pastilha mágica
no meio.

Se for um produto de primeira linha, passará por exaustivos testes, mas
exaustivos mesmo, coisa que a Raspberry nunca passou por não ser esse o
objetivo dela. Você não faz ideia da quantidade de produtos que usam o
BCM2835 e suas variantes, com núcleo ou mesmo coadjuvante, sem no entanto
ele estar soldado na placa Raspberry.

Não duvido nada que ele ele seja a base de alguns atas maiores ou até mesmo
centrais menores.

Como você mesmo disse "eh questão de bom senso saber onde pode ser
utilizada". Ela não foi feita para isso. Isso não significa que não
funcione, significa que não há garantias, não haverá para quem reclamar se
não funcionar ou se parar.

A Raspberry PI não é um hardware para produção, ela não foi projetada para
isso. Assim como todas as outras similares a ela. Não sou eu quem estou
dizendo, é só estudar a respeito.

Se você colocar um notebook como servidor de banco de dados ele ira
funcionar, se for para meia dúzia de clientes. Mas isso não significa que
seja correto ou muito menos que ele tenha sido pensado, projetado,
concebido para isso.

Volto a repetir: "A empresa que não tiver 2 mil pra comprar um
micro-computador, nem que seja um desktop de primeira linha (Dell, Lenovo,
HP), não pode nem usar telefone!"

Acho difícil algum outro profissional da lista, acostumados com ambientes
de médio a grande porte (> 1.000PA´s), concordar em colocar essa placa ou
outra similar, em produção! Ou mesmo instalar uma maquina montada como
servidor.

Longe de qualquer *flame*, ainda estamos só discutindo pontos de vista
divergentes.

[...]'s

Marcio

########### Campanha Ajude o Marcio! ###########
http://sosmarcio.blogspot.com.br/
http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=195793