[AsteriskBrasil] Cálculo da Largura de Banda de Pico de Tronco SIP

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Domingo Julho 21 09:24:12 BRT 2013

Em tempo, acabei misturando as bolas, sono e caipirinha, rsrsrs, consulte
os codecs e seus bitrates em
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+codecs

Vamos de novo:

G729a => 8kbps, 10 ms por pacote, portanto 100 pacotes por segundo e 80
bits de dados por pacote, mais 160 bits de IP (20 bytes desconsiderando
adicionais por pacote IP) e 64 bits de UDP, fechando assim cada no mínimo
com pacote em 304 bits, vezes 100 por segundo, serão 30,4 kbps.
Considerando uma folga para eventuais pacotes SIP, DNS e outros, 32 kbps
por canal é uma boa.

G711_alaw => 64 kbps, 10 ms/pkt, 100 pkt/s, 640 bit/pkt de dados + 224 bit
de overhead UDP/IP = 864 bit/pkt, vezes 100 pkt/s = 86,4 kbps. Considerando
pacotes SIP, DNS e outros, 90 kbps por canal está bom.

iLBC-30 => 399 bits/pkt = 50 bytes/pkt = 400 bit/pkt, 30 ms/pkt = 33,333
pkt/s,  224 bit/pkt UDP/IP, 664 bit/pkt, 20,8 kbps, vamos considerar 24
kbps por canal.

iLBC-20 => 303 bits/pkt = 38 bytes/pkt = 304 bit/pkt, 20 ms/pkt = 50
pkt/s,  224 bit/pkt UDP/IP, 528 bit/pkt, 26,4 kbps, vamos considerar 30
kbps por canal.

Como você falou em 50 canais G711, no mínimo 4,5 Mbps. Se considerar G729,
1,6 Mbps, vale a pena os 10 obanas por cada um se não tiver banda
disponível.

Considere também o iLBC, me parece superior ao G729 com praticamente mesmo
consumo de banda, é livre e gratuito, mas poucas operadoras o oferecem.

[]'s
        Junior Polegato

Em 20/07/2013 17:59, "chicolet" <chicolet em bol.com.br> escreveu:

> Pesquisando na Internet, encontrei uma fórmula para calcular a Largura de
Banda de Pico de Tronco SIP.

> Ou seja:
>
> Largura de banda de pico do tronco SIP = máximo de chamadas simultâneas X
(64 Kbps + tamanho de cabeçalho)
> Obs.: O tamanho do cabeçalho é de 20 bytes no máximo.
>
> Exemplo:
> 50 é o número máximo de chamadas simultâneas X (64000 + 160) = 3208000
> Largura de banda de pico do tronco SIP = 3208000 (3,208 Mbps)
>

> Algum amigo(a) da lista teria alguma consideração a fazer???

Olá!

Ficou bem vago, pois não se trata de SIP e sim de RTP para o áudio, o que
depende do codec usado, por exemplo iLBC e G729, tem consumo de para áudio
de 24 kbps, transmitindo cerca de 50 pacotes por segundo (20 ms por
pacote), sendo cada pacote IP com cabeçalho mínimo de 24 bytes, mais 8
bytes do UDP, tem-se um adicional de 32 x 50 = 1,6 kbps, fora bits de
controle do meio físico que geralmente contam ao contratar banda, então eu
diria 26 kbps por canal G729/iLBC, contudo, como eu disse, isso é RTP,
deve-se considerar que tem pacotes SIP trafegando também, o que me leva a
dizer que cada ramal SIP+G729/iLBC precisa de 32 kbps para não engasgar.

No caso do codec ALAW, usado nos E1, a áudio telefônico de 4 kHz,
digitalizado em 8 kHz x 8 bits = 64 kbps, gera muito mais pacotes por
segundo, cerca de 200, faça as contas. Neste caso, melhor reservar 80 kbps
por ramal SIP+ALAW.

[]'s
        Junior Polegato