[AsteriskBrasil] Cálculo da Largura de Banda de Pico de Tronco SIP

Asterisk - Junior Polegato asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Julho 22 10:50:21 BRT 2013

Em 21-07-2013 13:00, chicolet escreveu:
> Junior e Alexandre,
> Boa tarde.
> Muito obrigado pelas explicações e também pelas considerações.
> Abraços,
> Chicolet

Cara, faltou ainda mais um detalhe muito importante que esqueci, o
header do RTP mínimo de 12 bytes, isto é, no caso mínimo mais simples,
por pacote RTP/UDP/IP, tem-se um header de 12(RTP) + 8(UDP) + 20(IP),
isto é, 32 bytes de por pacote. Fiz um dump de pacotes teste aqui com
G729a de 20ms por amostra, 50 pacotes por segundo, 20 bytes de áudio por
pacote + 32 de header, cada pacote tem 52 bytes = 416 bits, vezes 50,
tem-se 20,8 kbps.

Com G729-alaw a 20ms, 50 pacotes por segundo, são 160 bytes de áudio +
32 de overhead, totalizando 192 bytes = 1536 bits, vezes 50, são 76,8 kbps.

Com iLBC a 30ms, 33,3333 pacotes por segundo, são 50 bytes de áudio + 32
de overhead, totalizando 82 bytes = 656 bits, vezes 33,3333, são
aproximados 21,9 kbps.

No exemplo anterior eu tinha passado 10ms por amostra para o G729a e
G711-alaw, mas na prática usa-se hoje 20ms, e o iLBC de 30ms. Contudo,
eu tinha esquecido do RTP. Fica agora números mais reais e práticos para
sua apreciação:

G729a:20ms => 20,8 kbps ~ 24 kbps
G711-alaw:20ms => 76,8 kbps ~ 80 kbps
iLBC:30ms => 21,9 kbps ~ 24 kbps

Lembre-se de colocar uns kbps a mais para pacotes SIP, DNS e outros
eventuais.

[]'s
          Junior Polegato