[AsteriskBrasil] Como fazer a integracao com java, AGI e AMI

Carlos Toguchi carlos.toguchi em gmail.com
Terça Junho 11 13:12:01 BRT 2013

Para completar a minha resposta se nào ficou claro:
imagine o seguinte . Vc tem o asterisk e o mundo extior (uma aplicação).
O asterisk pode se comunicar com a aplicação ou a aplicação pode se
comunicar com o Asterisk, Logo vc pode ter :
----------------------------                 -----------------
| ASTERISK         |--------------> | Aplicação |
---------------------------                  ------------------

Nest caso o Asterisk precisa interagir com a aplicação:
Exemplo alguem liga para um numero para :
1) Talvez intergir com uma URA de modo que receba por e-mail seu saldo em
um site de compras
ou
2) Interagir com uma URA para que um determinado servidor reinicie (de um
reboor)

Você vai usar um AGI, do Asterisk chama uma aplicação pasando os parametros
necessários apra o programa, como passar e receber os paarametors pela
apliacção depende da linguagem de programação, como vc chama um programa no
comando de linha com parametros e utliza estes parametros na aplicação, se
vc ficer em C/C++, trata de um modo em PHP de outro e em Java de outro modo
ainda.

Agora existe a situação contraria:
----------------------------                 -----------------
| ASTERISK         |<-------------- | Aplicação |
---------------------------                  ------------------

Nste caso é a apicação que está interagindo com Asterisk, exemplo:1)
Uma aplicação que monitora os servidores e envia um comando apra o
Astrerisk discar para o telefone do adminsitrador dos servidor e tocar uma
mensagem de alerta

2) Uma aplicação de uma empresa que verifica se cos clientes pagaram suas
faturas, que não tenham efetuado o pagamento a apliação dispara um comando
par ao Asterisk discar para os cliente e tocar uma mensagem do tipo "Até a
presente data constatamos que sua última faura encontra-se em aberto"

Você vai usar AMI.

Um aplicação AMI consegue eviar muitos dos comdanos que vc executa na
console do Asterisk, tal como o comando CALL e etc.
Verifique a documentação do AMI.

Este é um tópico que percebo é pouco explorado aqui que a a facilidade do
Asterisk em CTI.

Já vi muito caras fazendo coisas junto o ARDUINO.
Tipo usar Asterisk mais Arduino para :

1) Ligar para o Asterisk para disparar um comoando e com o Arduino ligar um
equipamento  para liberar ração para o cachorro ou para os peixes no
aquário (Ok tem pessoas no mundo com tempo de sobra para pensar nestas
coisas)

Para quem gosta de programar faça uma busca por Asterisk Arduino

Até
Carlos