[AsteriskBrasil] Khomp + Asterisk 11.4

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Sexta Junho 14 17:25:29 BRT 2013

Marcio,

Considerando que a maior parte das instalações de Asterisk são em ambientes
de baixa densidade, vai ser difícil encontrar locais com mais de 2.000 PAs
(e aqui considero PA em uso constante, não apenas cadastradas).

Tenho o Asterisk 11 em 5 setups distintos desde Janeiro/2013 e em nenhum
deles tive problemas, porém em nenhum deles, uso hardware e channel drivers
ruins, apenas stock channels (SIP/DAHDI) e placas Digium.

Nestas plantas, a quantidade de usuários varia de 30 a 350. Na maior, com 8
E1s, 4 troncos SIP externos e 2 troncos SIP internos (32 canais GSM), o
volume de ligações tem uma média diária de 90 mil chamadas (sip/sip,
sip/e1, sip/gsm), com gravação em todas as chamadas.

A estabilidade muitas vezes depende de tantas variáveis, que é arriscado
apontar apenas em uma direção. No meus cenários, sempre faço um
dimensionamento, testes e mais testes, seguidos de uma transferência
gradual para a nova versão, quase sempre com ambas as versões em paralelo.

Sds

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/