[AsteriskBrasil] Utilizar Modem 3G como gateways GSM de VOZ e SMS

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Março 7 09:14:19 BRT 2013

Jofão,

A proposta do Channel Dongle é usar modems como interfaces GSM. Para
pequenos set ups, o custo benefício é bem adequado.

Num servidor, que tenha *placas* E1 por exemplo, adicionar >4 modems já
pode iniciar uma gama de problemas, dependendo da qualidade do APIC usado
pelo fabricante.

Para usar >4 modems, é importante adicionar um Hub USB com alimentação
externa (de no-break) ao sistema. Existem hubs USB com alimentação externa
em vários formados, desde 2 até 49 portas (preferir os que usam 2 canais),
e é válido lembrar, os xing-ling não vão funcionar bem!

Então, basicamente:

Ligar nas USBs do servidor: até 8 com um controlador APIC de qualidade
Ligar nas USBs do hub alimentado: limitação de portas do hub

Sds

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/